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Anote Aí Gestor: O que é um CRM?

Com o passar dos anos, a forma com que as empresas se relacionavam com os clientes mudou drasticamente. Hoje são usados softwares avançados que reúnem e tratam uma enorme quantidade de dados de cada indivíduo.

Esses softwares são conhecidos como “Customer Relationship Management” (CRM) ou, Gestão de Relacionamento com o Cliente em português. Esses softwares podem ser aplicados desde pequenas empresas e startups até grandes organizações agregando valor a suas operações.

Curioso para saber mais sobre esse sistema? Continue lendo esse texto, falaremos tudo o que você precisa saber sobre os CRMs.

O QUE UM CRM FAZ?

Responder o que um CRM é, é muito simples: um software voltado a gestão de clientes. Contudo, o que esse programa faz é uma pergunta muito mais complexa e válida.

Podemos dizer que o CRM está inserido em uma estratégia de negócio cujo foco está no cliente, o que ele já fez, o que ele já conhece da empresa, todas as conversas que ele já teve, etc.

Existe um segundo conceito que diferencia a “estratégia de CRM” dos “sistemas de CRM”, contudo, para esse texto, deixaremos essas definições mais simplificadas e até unidas. Em um momento em que você esteja mais avançado no assunto, recomendamos uma leitura mais aprofundada.

A CULTURA DO CRM

Quando falamos sobre um software, estamos falando em uma ferramenta e, até o momento, ela não se opera sozinha. É necessário que todos dentro da empresa tirem o foco do produto.

Como o próprio nome do soft sugere, o mesmo serve para quebrar os paradigmas que acompanhavam o mercado consumidor: o foco em produtos inovadores e melhores. Certamente esse objetivo não deixou de existir, contudo, a experiência do cliente.

Mas para isso é necessário alinhar alguns pontos com toda a estratégia da empresa, não só do atendimento ao cliente:

  • Treinar toda a equipe durante a implementação do CRM para que toda ela fique alinhada na estratégia;
  • Entender o desejo do cliente e antecipar suas necessidades;
  • Oferecer soluções para os anseios e problemas dos clientes;
  • Coleta de informações importantes; dentre outros.

Os dados coletados pelo CRM servirão como um arcabouço para que toda a cultura da sua empresa possa se voltar ao atendimento do cliente.

Quais as características esperadas ao contratar um CRM:

  • Uma plataforma centralizada que manterá todos as informações geradas em um só local;
  • Histórico de interações, sejam elas diretas através de e-mail, telefone ou mesmo através da leitura do site da empresa;
  • Software escalável de acordo com o tamanho da empresa;
  • Integração de equipes; dentre outros.

AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES ESPERADAS EM UM CRM

Os benefícios de usar um CRM são inúmeros:

  • Cadastro de clientes completo e confiável;
  • Controle completo de um funil de vendas estruturado;
  • Controle sobre os resultados de ações de marketing, etc.;
  • Histórico completo e detalhado do relacionamento com os clientes;
  • Facilidade atribuir tarefas para outros membros da equipe;
  • Facilidade de Follow-up.

Cada software de CRM terá suas vantagens. Está na hora de ver qual é o que melhor se encaixa com a sua empresa. Pronto para aplicar o CRM a sua empresa? Aprenda mais sobre esse e outros assuntos em nosso blog!

Até a próxima.

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