Anote Aí Gestor: Compliance

Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça quando você ouve sobre compliance? Para quem já está há muito tempo inserido no mundo dos negócios, esse é um termo básico, estaria no livro Gênesis.

Ultimamente esse termo tem estado ainda mais na boca de todo o meio corporativo e existe um motivo muito forte para isso. Normalmente compliance está aliado com leis e normas anticorrupção, já deu para imaginar a importância, certo?

Está curioso para saber mais sobre o que é compliance e porque ele é tão importante? Bem, continue lendo esse texto, falaremos sobre tudo o que você precisa saber a respeito desse tema.

O QUE QUER DIZER COMPLIANCE

Como já falamos acima, é um termo que está intimamente ligado com a “legalidade”. Sendo ainda mais específicos com o que essa palavra quer dizer, ela significa “estar em conformidade com”, satisfazer, seguir as regras, dentre outras interpretações.

Uma empresa em Compliance está de acordo com o que exigido por lei para o seu seguimento. Esta observa rigorosamente todos os pormenores da sua atividade e ajusta a sua prática conforme novas regras são lançadas.

Não somente observando legislação e o passo a passo legalmente exigido, mas também os princípios éticos de sua atuação. A tomada de decisão dentro dessa empresa deve estar completamente sem vieses que possam comprometer no futuro.

Não somente, quando falamos em compliance também nos referimos a um constante monitoramento a fim de garantir que todos estejam em concordância com os princípios éticos defendidos pela empresa – e segmento. Esses princípios também podem ser interpretados como o Código de Conduta e pelas Políticas da Empresa.

MAS QUAIS OS BENEFÍCIOS DO COMPLIANCE?

É natural se fazer essa pergunta, afinal de contas, porque não só agir em ética, certo? Bem, não exatamente, o compliance é um programa inteiro e que traz as suas próprias vantagens.

  • Reduz os custos

Poucas pessoas realmente acreditam nisso, mas estar em dias com as obrigações é muito mais barato que a alternativa. Primeiramente, pagar todas as taxas, impostos, etc. de acordo com o determinado, certamente será menos custoso que lidar com multas e outras sanções.

  • Benefícios para o clima empresarial

Os indivíduos que atuam em uma empresa com compliance tendem a criar um ambiente de trabalho mais ético e organizado.

  • Vantagem estratégica

Agir em compliance somente traz vantagens para a empresa a começar pela imagem ética construída no meio empresarial em que está inserida. Isso faz com que ela automaticamente ganhe credibilidade frente as outras empresas e também perante o público.

 

Gostou do texto de hoje, continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre o gerenciamento de negócios!

Deixe seu comentário