Anote Aí Gestor: Endomarketing

Você certamente já ouviu falar de empresas que investem bastante na construção de um ambiente de trabalho agradável. Isso se dá tanto pela criação de políticas inclusivas como também pelo endormarketing.

Todo mundo tem um emprego dos sonhos e, para boa parte da população, isso inclui ambientes descontraídos como a Google ou mesmo o Nubank (uma empresa brasileira). Mas como será que essas empresas construíram esse clima organizacional que não só atrai novos funcionários, mas também mantem os já existentes satisfeitos?

Curioso para saber como usar o endomarketing para moldar as ações internas da sua empresa? Bem, continue lendo esse texto e aprofunde-se mais nesse conceito.

AFINAL, O QUE EXATAMENTE É O ENDOMARKETING

O endomarketing também pode ser chamado de marketing interno, ou seja, é qualquer ação voltada aos próprios colaboradores, motivando a equipe e reduzindo o índice de rotatividade, também chamado de turnover.

Outro ponto benéfico sobre esse tipo de marketing para empresas é justamente que a influência no bem-estar e satisfação dos colaboradores, transformando-os em divulgadores ativos da marca. Ademais, seu conhecimento interno do produto e serviços também serve na hora de influenciar pessoas a gostarem da empresa.

Essa forma de relato leva não só a informação que a empresa fornece bons serviços e/ou produtos, mas também que é um bom e justo local de trabalho, aumentando consideravelmente a empatia pela mesma.

Especialmente se colocarmos em perspectiva a quantidade de empresas que existem hoje em dia, qualquer oportunidade de se destacar no mercado consumidor é válida. Essa em específico, aposta em uma abordagem humanizada.

Apesar de estarmos falando bastante sobre os impactos fora da empresa, o seu foco também está voltado para o que acontece dentro dela.

INTERAÇÃO ENTRE O SETOR DE RH E DE MARKETING

Planejar as ações de marketing não é algo tão simples assim, é necessário movimentação de pessoal, estudo do público, etc. a fim de criar ações que terão impactos positivos no dia a dia dos colaboradores.

É importante entender os seus problemas e necessidades e é aqui que o setor de RH e marketing se provam ser uma ótima interação, trabalhando sempre a relação do colaborador com a empresa.

Algumas das ações podem envolver:

  • A família do colaborador;
  • Treinamentos de capacitação;
  • Espaços para trocas de experiências;
  • Ações de valorização do desempenho individual; dentre inúmeras outras.

POR QUE IMPLEMENTAR O ENDOMARKETING EM SUA EMPRESA?

A utilização do endomarketing como forma de interação com os colaboradores é algo que traz inúmeras vantagens:

  • Maior motivação

Quando o colaborador se sente notado e não uma engrenagem, automaticamente sente-se mais motivado a trabalhar.

  • Maior produtividade

Indivíduos mais motivados é a receita certa para serem também mais produtivos.

  • Menor rotatividade de funcionários

Há gestores que não veem isso como um problema, contudo, trocar de colaborador geram gastos e abalam o clima institucional.

  • Maior lealdade

Quando colaboradores se sentem envolvidos pela empresa o seu senso de lealdade é automaticamente aumentado.

  • Bem-estar geral

Uma empresa que se preocupa com seus funcionários contribuem para um bem-estar generalizado, otimizando todas as áreas da empresa.

Gostou do nosso texto sobre endomarketing? Pronto para aplicar esse conceito em sua empresa. Para mais textos como esse, continue acompanhando o nosso blog!

Até a próxima.

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