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Anote Aí Gestor: ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Ética em si é um assunto que dá muito o que falar. A filosofia a aborda de maneira ampla e aplicada a todas as nuances humanas, mas uma discussão sobre esse assunto que é muito atual é a ética nas relações de trabalho.

Apesar de ser uma discussão atual, ela já existe há muito tempo. A ética é parte significativa onde quer que exista civilização, seja no contexto da própria sociedade ou mesmo das profissões que a suportam.

Ela define o que é bom e correto, logo, é o que deveria ser adotado, pois, naturalmente visa o bem comum e todos (ou uma grande maioria) desfrutariam de seus resultados.

Não somente, podemos ainda dizer que a ética também é uma forma de caracterizar uma organização. Se uma empresa é considerada boa e correta, ou seja, se seus funcionários aplicam em sua convivência boas práticas, estas refletiram na imagem da empresa.

A ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Quando falamos de ética profissional, vamos diretamente nos valores e atitudes positivas que o indivíduo aplica no ambiente de trabalho. Ela não só fundamenta uma boa convivência e um bom clima corporativo, traz consigo diversas outras vantagens:

  • Maior produtividade, pois o ambiente de trabalho é estimulante;
  • Convivência harmoniosa;
  • Ambiente harmonioso e de auxílio mútuo;
  • Confiança entre funcionários e entre níveis hierárquicos;
  • Dentre outras.

Quando falamos sobre como ser ético no ambiente de trabalho, nos referimos ainda as atitudes dos colaboradores lá inseridos. Algumas das atitudes esperadas por indivíduos éticos são:

  • Estimular e praticar a educação e respeito entre os funcionários;
  • Ter atitudes que ajudam e valorizam os colegas de trabalho;
  • Transmitir conhecimentos válidos a fim de melhorar o fluxo das atividades;
  • Busca de sucesso profissional sem prejudicar os demais colegas;
  • Valorização do trabalhador;
  • Procura pelo bem comum, lidando com os clientes de forma ética;
  • Ter ações positivas a fim de criar e manter o bom humor no ambiente corporativo;
  • Evitar tarefas que destoem do objetivo do trabalho em horário comercial;
  • Respeitar e estimular o cumprimento das normas da empresa;
  • Dentre outras.

A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO

A ética é um reflexo direto da cultura organizacional disseminada entre os colaboradores. Esta cultura, normalmente, é prevista pelos idealizadores da empresa e registrada como um conjunto de normas.

Estas são passiveis de serem vistas como um grande livro de regras, contudo, em realidade, trata-se de um direcionamento moral ideal a ser alcançado. Sendo assim, toda vez que alguém transgrida há um desequilíbrio nesse sistema que deve ser restaurado. Daí a necessidade de sistemas de punições (repreensão, suspensão, etc.).

Idealmente, em um ambiente ético, ao cultivar ética no trabalho, há um reconhecimento positivo! Que tal estimular esse tipo de cultura organizacional em sua empresa?

Continue lendo o nosso blog e aprenda muito mais sobre gestão de empresas!

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