Anote Aí Gestor: o meio ambiente e as empresas

No mundo de hoje há uma grande preocupação a respeito do meio ambiente, afinal, é onde estamos. As cidades nos dão a sensação de estarmos completamente fora da natureza, em um ambiente distinto, contudo, estamos completamente integrados.

Sendo assim, fica claro que a preservação da natureza como um todo vai muito além de salvar fauna e flora, é preservar a nós mesmos. Apesar dessa situação, não é bem o que vemos, cada vez estimula-se o uso indiscriminado dos recursos naturais.

Mas qual a real relação entre o meio ambiente e as empresas? Vamos discutir um pouco sobre isso.

O QUE É ESPERADO

O que é esperado como boas práticas das empresas estão descritas pela ISO 14000. Está nada mais é que um conjunto de normas que garantem que qualquer órgão (público ou privado) façam a gestão ambiental.

Esse é um certificado que garante que a empresa está trabalhando a fim de prevenir os possíveis problema que as suas atividades podem trazer para a sociedade e economia como um todo.

O primeiro passo para ganhar esse selo é justamente cumprir todas as leis previstas com relação ao meio ambiente. Isso também se chama responsabilidade social uma característica que não é bom somente para a natureza, mas também para a imagem da empresa.

A NATUREZA E OS CLIENTES

Vivemos em uma sociedade que guia a sua decisão de compra baseada em tendências e, certamente, uma onda ambiental está se instaurando aos poucos. Existe um sentimento geral de alerta a respeito da atual situação ambiental, afinal, a cota de uso dos recursos naturais renováveis estourou no ano de 2017.

Hoje, temos uma grande e crescente quantidade de pessoas que se preocupam com a imagem ética das empresas, sendo um ótimo negócio ter um “selo verde” de sustentabilidade e preocupação com a natureza.

Não somente, esse mercado já movimentou, junto a outros movimentos éticos, fez com que surgissem marcas como a Lush, uma empresa que vende cosméticos que o diferencial é justamente não ter sido testado em nenhum animal. Certamente o mesmo cenário serve para o meio ambiente.

COMO AS EMPRESAS PODEM AJUDAR NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL?

Falamos sobre a importância da consciência ambiental dentro das empresas, contudo, esse conhecimento não adianta em nada caso não seja posto em prática.

Vejamos como essas empresas podem colocar em prática ações de preservação ambiental:

  • Questões ambientais em foco

A sustentabilidade deve ser um dos focos do empreendimento a fim não só de reutilizar os resíduos da produção, mas também reduzir custos e quem sabe ingressar em novos mercados como a Lush.

  • Da compra ao descarte

É muito difícil inventar um produto que seja eterno, sendo assim, as empresas que se preocupam com a forma que os seus produtos são descartados saem na frente.

  • Usar energia renovável

Em tendo essa opção por perto, prefira utilizar energia de fontes renováveis, estejam elas no telhado da empresa ou em uma usina eólica próxima.

  • Arquitetura

Priorizar uma arquitetura econômica e que utiliza os recursos dos arredores de forma inteligente.

Claro, essas são somente algumas dicas. Para mais sobre como gerenciar o seu negócio de forma eficiente, continue lendo o nosso blog!

Até a próxima.

Deixe seu comentário