Rua Salvador Simões, 596, - Ipiranga - SP
(11) 5060-2740

Anote Aí Gestor: o que é um ERP?

Quando falamos sobre empresas, hoje, é impossível não falar em otimização do uso de recursos, seja por ter parcimônia com o uso de recursos naturais, ou mesmo para evitar gastos desnecessários. Uma gestão de recursos eficiente é mais que uma boa pedida, é necessária.

Nesse contexto, podemos citar a Enterprise Resource Planning ou o Planejamento dos Recursos da Empresa, mais conhecido como ERP, um software que promete ajudar as empresas a otimizar o uso de recursos e a tomar decisões.

Para que serve exatamente o ERP?

Bem, o ERP é um sistema de gestão empresarial, e o seu principal objetivo é organizar as informações a respeito do gerenciamento da empresa, diminuindo o tempo para conseguir esses dados, assim como os custos de processos.

Qualquer empresa, não importa o tamanho, tem que gerenciar contas, vendas, portfólio, pagamento de funcionários, controle de estoque, emitir nota fiscal, entre outros. Não é simples ter uma empresa, existem diversos setores a se tomar conta.

É aqui que o ERP se insere, sendo uma solução para facilitar a vida do gestor e de outros funcionários.

Primeiramente, ele gerencia toda a empresa, sendo muito mais simples conseguir informações de setores diversos; depois, ele evita o problema de usar um software para cada área da empresa, sendo praticamente impossível cruzar todos os dados nativamente.

Esse tipo de sistema pode ser uma verdadeira revolução em como os setores da empresa se comunicam. Imagine que a equipe de marketing tem a missão de fazer boas campanhas para a venda de um produto ou serviço. Ao realizar o acompanhamento, essa equipe pode consultar diretamente o setor de vendas para verificar como está a saída do foco das campanhas.

Ter acesso imediato a essas informações faz com que o departamento de marketing tenha mais autonomia e possa avaliar os impactos das suas ações das vendas.

Da mesma forma, os responsáveis pela produção podem identificar quando os níveis do estoque estão baixos, sendo necessário adquirir mais matéria-prima, dentre inúmeros outros exemplos.

As vantagens de um sistema ERP para a sua empresa

Desde os fatores que podem justificar o investimento em um sistema ERP para gerir a sua empresa, podemos destacar:

– Controle e padronização dos processos

Uma ótima forma de evitar erros dentro da empresa é padronizar os processos de forma simples e clara. O ERP permite o desenho desses fluxogramas, economizando tempo nessas atividades manuais.

                 – Redução de erros

Quando se tem um software para desenhar todos os processos da empresa, é relativamente simples identificar os pontos de gargalo da produção, em que os trabalhadores estão mais sobrecarregados, dentre outros dados, para a tomada de decisão.

– Redução de estoque

Ter um controle exímio do estoque permite que se possa trabalhar com ele no nível correto, nem acima, nem abaixo, podendo ser uma forma de economizar e evitar desperdícios.

– Aumento da produtividade

A automatização faz com que os recursos humanos sejam recolocados para onde realmente são necessários, sendo possível, inclusive, diminuir o pessoal contratado.

Gostou desse conteúdo? Para ler mais textos como esse, acompanhe nosso blog.

Deixe seu comentário