Rua Salvador Simões, 596, - Ipiranga - SP
(11) 5060-2740

Anote Aí Gestor: regras de negócio

Você sabe o que são as regras de negócio? Não, não se tratam das normas instituídas dentro ao ambiente de trabalho, em verdade, estão necessariamente fora desse ambiente.

Sendo mais precisos na definição dessa terminologia, essas são as permissões e restrições aplicadas a uma determinada operação comercial de uma empresa, todas essas devem ser observadas para que o negócio funcione de maneira esperada.

Curioso para saber outros pormenores a respeito das regras de negócio, como elas funcionam? Continue lendo esse texto, separamos um conteúdo rico para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto!

AFINAL DE CONTAS, O QUE SÃO AS REGRAS DE NEGÓCIO

Hoje em dia é comum vermos esse conceito atrelado ao computador, contudo, ele existe desde antes dessa revolução. Hoje são ambos, tanto uma instituição quanto um sistema informatizado.

Apesar de vermos esse conceito mais aplicados a softwares hoje em dia, podemos simplifica-lo nesse exemplo: digamos que uma pessoa tenha uma venda de picolés na praia, esta pode usar sistemas para controlar o seu negócio, contudo, também pode fazer de forma “analógica”.

Algumas das regras que podem ser utilizadas são:

  • Somente entregar o produto quando o mesmo estiver pago;
  • Somente aceitar pagamentos em dinheiro vivo e cartão de débito;
  • Todos os clientes que comprarem 2 picolés ganham 50% de desconto no terceiro;
  • Sempre verificar a temperatura do freezer, caso ela esteja acima do ideal, utilizar o outro freezer;
  • Sempre oferecer um guardanapo ao cliente.

Inúmeras outras regras podem ser criadas e aplicadas nesse ambiente e em diversos outros! Também, não necessariamente todas as regras de negócio podem ser aglutinadas por um sistema de informações.

DIFERENCIANDO DE OUTROS CONCEITOS

É fácil confundir Regra de Negócio a outros conceitos como Requisito Funcional. Este é necessariamente o que o sistema adotado pela empresa poderá fazer. Já o primeiro refere-se a como o sistema deverá desempenhar uma função.

É bom sempre estar atento também a outros conceitos, isso porque todos eles são complementares, mesmo que se encontrem em alguns pontos.

A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS DE NEGÓCIO

Caso você não tenha identificado todos os pontos importantes das regras de negócio, temos mais alguns pontos que podem ser esclarecedores:

  • Para identificas as melhores práticas de Engenharia de Software;
  • Usar as regras para gerenciamento de requisitos;
  • Definir exatamente como cada projeto deverá seguir (Sistemas de gestão empresarial, sistemas de gestão financeira, sistemas de compras online, etc.)

Gostou de aprender um pouco mais sobre Regras de Negócio e as possíveis aplicações para a sua empresa? Bem, continue acompanhando o nosso blog e descubra diversas outras metodologias que irão te ajudar a melhor gerir o seu negócio!

Deixe seu comentário