Rua Salvador Simões, 596, - Ipiranga - SP
(11) 5060-2740

Artigo: Como a gestão empresarial pode melhorar com um ERP

Desempenho é a palavra-chave para diversas empresas no mundo inteiro. Todas estão à procura de uma metodologia ou mesmo um software que faça com que a produtividade, logo, o lucro aumente ao máximo! É nessa busca pela excelência que se inserem os ERPs.

Todas as empresas visam o crescimento de forma sustentável, contudo, executar essa visão não é tão simples sem a ferramenta certa. Hoje as pessoas querem trabalhar de forma integrada, mas faltam recursos para isso… ou faltavam.

Curioso para saber como o ERP irá melhorar a gestão empresarial da sua empresa? Continue lendo esse texto e descubra mais sobre esse assunto e como o seu negócio poderá se beneficiar!

O PAPEL DO ERP DENTRO DA EMPRESA

A sigla ERP vem do nome em inglês Enterprise Resourcing Planning, ou, em tradução, Planejamento dos Recursos da Empresa.

Nada mais é que um sistema coorporativo – um software ou ainda ferramenta de informática – que é capaz de integrar todas as áreas da empresa em um âmbito gerencial.

Todas as atividades, informações sobre serviços, recursos, dados coletados, dentre diversos outros elementos são armazenados e tratados por esse programa de forma a ser completamente acessível de uma única estação de trabalho.

Essa é uma abordagem integrada e que trás consigo diversas vantagens. Imagina só ter um software para cada departamento, na hora de cruzar os dados entre eles, os colaboradores ficavam aguardando relatórios, com esse tipo de programa, a solução está a alguns cliques.

O QUE MUDA NA SUA EMPRESA QUANDO IMPLANTA UM ERP?

O ERP não é só uma ferramenta, ele é uma forma de trabalho, permitindo que diversas informações sejam concentradas em um único local! Ademais, ele também elimina funções redundantes e improdutivas que antes ocupavam o tempo dos seus colaboradores, depois do software, eles podem se dedicar a funções realmente válidas.

No primeiro momento, muitas funções serão aglutinadas e/ou substituídas, fazendo com que a forma de trabalhar mude. Sim, em muitos casos a mudança é um grande impacto, pergunta só a primeira pessoa a dirigir um carro ao invés de uma charrete, contudo, não quer dizer que seja algo ruim.

São novos tempos e os negócios que querem continuar relevantes para esse novo público consumidor deve também se reinventar, sejam os seus produtos ou mesmo a sua forma de gestão interna.

O ERP E A GESTÃO

Quando falamos sobre os recursos de une empresa, falamos sobre muitas coisas, esses podem ser seus funcionários, o estoque, os bens, etc. Dessa forma, quando falamos sobre gestão de recursos falamos de algo bem amplo.

Mas e o que muda na gestão quando um artifício como o ERP é introduzido a sua rotina? Bem, podemos começar falando em um melhor gerenciamento de projetos, mas por quê? Vamos falar sobre isso.

Ao inserir essa solução em software, o gestor terá acesso a todos os dados de todos os setores da empresa em tempo real, algo que não era possível anteriormente. Afinal de contas existem os departamentos fabricação, vendas e distribuição, contas a pagar, contas a receber, inventário, recursos humanos, etc.

Não somente o gestor sente o impacto, o próprio software dá um poder de autogestão muito maior aos departamentos! Isso porque eles podem coordenar-se com uma chance mínima de erro e com todas as informações sendo atualizadas em tempo real.

Ademais, todas essas informações são imprescindíveis para a tomada de decisão, sendo assim, é muito benéfico tê-las disponíveis, guiando as decisões tomadas em um rumo mais condizente com a realidade da empresa.

Até o ato de monitorar qualquer não-conformidade é muito mais fácil, mesmo que estejamos falando de ume empresa com diversas unidades de negócios, ainda que distantes.

É também muito importante deixar claro que instalação de ERP em sua empresa não trará novos negócios imediatos. Contudo, deixará a sua empresa muito mais organizada e muito mais capaz de lidar com grandes volumes de trabalho sem estagnar ou encontrar gargalos de produção intransponíveis.

O IMPACTO DO ERP NO DESEMPENHO

Falamos muito sobre como a vida do gestor será facilitada, contudo, as vantagens do ERP não param por aí, ele terá um impacto direto no desempenho também!

Ficará muito mais fácil planejar e programar todos os recursos presentes na empresa, isso se dá pelo uso de fluxogramas de trabalho que visam padronizar e agilizar os processos, monitorando também o desempenho dos funcionários.

Todos esses dados, mais uma vez, permitem o ajuste estratégico de gargalos de produção, remanejamento de pessoal e até mesmo faz com que os gestores participem de forma mais presente no processo produtivo que está sendo melhorado.

Não somente, ele ainda irá eliminar a necessidade de diversos sistemas (contabilidade, gestão de estoque, emissão de nota fiscal), podendo, inclusive, representar uma grande economia em soluções de software. Além, claro, de agilizar a troca de informações!

Isso também elimina a necessidade da criação de perfis em diversos programas, facilitando a inserção de informações, melhorando a produtividade diretamente do profissional.

Aproveitando o gancho do desempenho, também é importante salientar que o ERP também diminui a necessidade de pessoal. Isso porque grande parte das tarefas maçantes – como preenchimento de planilhas – é automatizada.

Ademais, os profissionais também poderão acessa facilmente as suas atividades dentro de projetos, afinal de contas, tudo estará muito mais fácil e acessível a todos!

ENTÃO, POR QUE USAR UM ERP?

Ainda não foi convencido que o ERP pode ser a abordagem que a sua empresa precisa para crescer? Veja algumas vantagens:

  • Escalabilidade;
  • Melhoria da comunicação;
  • Melhoria na qualidade dos dados;
  • Menos custos operacionais;
  • Melhor tomada de decisão;
  • Melhor gestão de recursos;
  • Mais fácil adequação às exigências legais;
  • Diminuição da complexidade corporativa; dentre outros.

E agora? Foi convencido?

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações a respeito do ERP e também sobre gestão de empresas!

Deixe seu comentário