Rua Salvador Simões, 596, - Ipiranga - SP
(11) 5060-2740

Artigo: como implementar a gestão de qualidade total para aumentar a produtividade da sua empresa

Existe forma mais eficaz de conquistar um cliente do que a entrega de um produto de qualidade? A resposta para isso certamente varia, contudo, iremos focar em como a gestão de qualidade total pode fazer você ter um produto cada vez melhor.

Se o seu objetivo é encontrar uma forma de garantir que o seu cliente contará sempre com o melhor da sua empresa, seja o produto ou a própria experiência de atendimento, chegou no lugar certo.

Quando falamos sobre qualidade total, não estamos falando sobre aqueles testes que asseguram que o produto entregue tem o desempenho esperado. Estendemos esse conceito para toda a empresa.

Curioso para saber como isso funciona? Então continue lendo esse texto.

O QUE É QUALIDADE TOTAL?

Gestão de qualidade total – ou Total Quality Management, termo original em inglês – nada mais é que uma estratégia que busca o melhoramento contínuo e total da empresa.

Um dos objetivos principais, além de entregar um serviço/produto de melhor qualidade ao cliente é alcançar um melhor nível de competitividade no mercado. Isso se dá através da otimização de processos, redução de custos e aumento da produtividade.

Esse é o tipo de abordagem estratégica que, quando não posta em prática, deixa que os concorrentes passem na frente e deixe a sua empresa para trás. Certamente não é isso que você quer.

Mas não se engane, a implementação da qualidade total não é algo simples ou mesmo uma solução mágica. Requer trabalho e envolvimento de todos da empresa a fim de alcançar um objetivo em comum: excelência nos procedimentos internos e também no relacionamento com o cliente.

Não somente, podemos comparar uma empresa a um corpo e lançar o questionamento: é possível considerar um indivíduo saudável se o mesmo tem pulmões doentes? A resposta é não. A qualidade de vida dele é extremamente afetada mesmo que somente uma parte dele não esteja bem.

O mesmo vale para empresas. Não tem como ter um financeiro saudável se a equipe de vendas não está fazendo o seu trabalho bem. Mas antes mesmo de culpabilizar é importante se perguntar o porquê dessa situação.

Quando falamos sobre qualidade total, todos os níveis de hierarquia devem estar envolvidos na busca pela tal excelência. E não somente, colaboradores, distribuidores, fornecedores e parceiros também são parte fundamental nessa eterna busca.

Dessa forma, resta concluir que não é algo que a liderança concebe e aplica, muito pelo contrário, é uma busca colaborativa e realizada em equipe.

Tem suas dúvidas? Bem, nesse caso recomendamos uma obra sobre a temática como “Gerenciamento da qualidade total” de John Oakland que pode ser encontrado integralmente no Google Livros.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL?

Como dissemos, a qualidade total gira entorno da constante busca por melhorar os processos. Dessa forma, os benefícios que isso traz ficam bem claros.

O primeiro de tudo está na rotina dos próprios colaboradores. Ao se trabalhar sempre com as melhores soluções para a sua empresa, a vida dos seus funcionários também melhora, não só sua produtividade.

Os funcionários como um todo tendem a ser mais proativos, isso porque todos estão envolvidos em um programa de melhora constante. Fazendo também com que eles vistam a camisa da empresa!

A melhora da prestação de serviço ou do produto entregue ao cliente vem como uma consequência quase que imediata. Por exemplo, atendentes mais solícitos, ultimamente, tem um melhor atendimento e os clientes ficam mais satisfeitos.

Muito disso está pela atenção redobrada aos feedbacks dos clientes. Ao saber o que eles falam e pensam sobre a sua empresa é possível saber exatamente quais são suas expectativas.

E clientes satisfeitos significam a possibilidade de atrair ainda mais clientes através do boca a boca; ou ainda utilizar os seus reviews em redes sociais para mostrar que realmente se trata de uma empresa séria.

IMPLEMENTANDO A GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL: POR ONDE COMEÇAR

Inúmeros são os motivos pelo qual você pode querer uma abordagem de gestão de qualidade total em sua empresa. Nesse sentido, separamos algumas dicas para que você saiba por onde começar:

  • Seleção dos processos

O primeiro passo é justamente a seleção de todos os processos que devem passar pelo crivo da gestão de qualidade.

Deve-se avaliar de acordo com o impacto que esses processos tem em sua empresa. Algumas empresas tem uma grande quantidade de produtos e processos, dessa forma, aqueles mais relevantes devem estar dentre os selecionados.

Normalmente são aqueles que geram um maior faturamento, seja em volume vendido ou simplesmente o montante total.

  • Envolva os colaboradores

Como dissemos, esse é um processo colaborativo, dessa forma, os seus funcionários devem estar envolvidos nele do início ao fim, não importa o tamanho da sua empresa.

Não esqueça de sensibilizar os seus funcionários, apresentar a proposta de forma que eles comprem a ideia e vistam a camisa da empresa. Use de comunicação clara e treinamento constante para que a sua equipe possa alcançar os resultados esperados dela.

  • Seleciona indicadores

Indicadores nada mais são que as métricas que irão demonstrar se os resultados desejados estão sendo alcançados. Esses podem ser desde o valor da produção, até mesmo a satisfação do cliente com o atendimento.

É muito importante escolher os indicadores ideais e não exagerar na quantidade. Informação demais pode ser tão prejudicial quanto tomar decisões às escuras.

  • Definir o método de implementação

Existem inúmeros métodos para a implementação da gestão de qualidade total. Não somente, a escolha desse é um ponto crucial para o sucesso dessa empreitada!

Nesse sentido, é importante uma pesquisa bastante abrangente, contudo, já podemos te adiantar alguns dos métodos mais utilizados:

  • ISO 9000;
  • Just in time (JIT);
  • Kaizen;
  • Análise de Pareto.

PRONTO PARA CONQUISTAR O MERCADO?

Gostou do texto de hoje? Para mais dicas valiosas para o seu negócio, como a implementação da gestão de qualidade como ferramenta para aumentar a produtividade da sua empresa, basta continuar acompanhando o nosso blog!

Deixe seu comentário