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Artigo: Descubra o que é e como calcular o ticket médio da sua empresa.

Quando se administra uma empresa, é necessário ter inúmeros indicadores a fim de demonstrar o real desempenho. Afinal de contas, não há como contar somente com o lucro líquido para dizer se a saúde financeira do seu negócio está em dia, certo?

Dentre esses indicadores está o Ticket Médio. Você sabe quanto cliente gasta em média em sua loja? Ou mesmo qual o valor médio ganho por produto que você vende? Se as suas respostas foram não para ambas as perguntas, você precisará se atentar a esse indicador.

Pronto para saber o que é o Ticket Médio, como calcular e qual a importância dele para o seu negócio? Continue lendo e descubra!

AFINAL, O QUE É TICKET MÉDIO

O ticket médio é um indicador financeiro que demonstra o quanto uma empresa fatura a cada venda. Também pode ser descrito como o valor médio que cada cliente gasta/gastou em seu estabelecimento em determinado período de tempo.

Digamos que o seu negócio seja uma loja de roupa, caso tenha-se definido o ticket médio como algo em torno de R$ 100,00, quer dizer que toda vez que um cliente entra em sua loja e decide adquirir um produto, você já terá em mente que a média de gastos dele será por volta desse valor.

Talvez você não esteja dando a devida importância a essa métrica nesse momento, mas já parou para pensar se você conseguisse aumentar o valor médio gasto por cliente em 10 ou mesmo 20%? Seria um grande impacto em suas finanças.

Dessa forma, ter esse indicador bem definido, pode fazer uma grande diferença até mesmo para a tomada de decisão. Contudo, antes de adentrar nesses pontos, vamos aprender a calcular o ticket médio.

CALCULANDO O TICKET MÉDIO

O cálculo do ticket médio é extremamente simples, vamos usar o mesmo caso acima: digamos que a sua loja de roupas fatura uma média de R$ 45.000,00 e realiza 450 vendas. Isso implica dizer que a média gasta por cliente é de R$ 100,00.

Veja a fórmula:

Lembrando que para determinar o valor do faturamento, será necessário também definir uma janela de tempo. Não é obrigatório que seja um mês, apesar de esse ser o período mais usado. De modo geral, o período dependerá da pergunta que você está tentando responder.

Também é possível calcular o ticket médio de produtos específicos, serviços ou mesmo categorias a depender da sua necessidade específica.

POR QUE CALCULAR O TICKET MÉDIO

Como gestor, você nunca poderá subestimar o uso de métricas no momento de otimizar processos e melhorar o desempenho da sua empresa. Nesse sentido, o ticket médio, especialmente quando associado a outros indicadores traz informações valiosas!

Contudo, um valor isolado não diz muito sobre a saúde do seu negócio, é necessário realizar diversas medições e até construir um gráfico. Imagina que esse gráfico está sempre subindo, é um ótimo indicador de que algo está sendo feito corretamente, podendo ser pela própria equipe de vendas ou ainda pela de marketing.

Não somente como uma análise constante, o ticket médio serve para realizar a análise de promoções ou mesmo de outras estratégias específicas de venda. Assim você pode descobrir se a promoção realmente está sendo efetiva para o seu negócio, será que os seus clientes estão levando mais produtos? Com esse indicador, você pode responder.

Não somente, essa métrica também permite comparar inúmeras estratégias de venda, então, se você está sempre procurando inovar e trazer novos desafios para a sua equipe, esse parâmetro será uma boa base de comparação entre eles.

Claro, ao usar o ticket médio como base para tomada de decisões, Não se pode deixar de levar em consideração outras métricas como:

  • Lucratividade;
  • Rentabilidades;
  • Margem de contribuição;

Dentre outros indicadores da área de vendas, finanças e ainda marketing! Sendo assim, nunca esqueça, nenhuma métrica diz muito sozinha, contudo, quando inserida em um contexto, são ferramentas poderosas para a avaliação do seu negócio.

O QUE FAZER PARA AUMENTAR O SEU TICKET MÉDIO

Agora que você já sabe o que é e o porquê calcular o ticket médio, certamente você já deseja aumentar o da sua empresa, conferindo melhores resultados a mesma. Dessa forma, vamos a algumas ações que irão te ajudar a melhorar esse indicador:

  • Reforçar equipe de vendas

Ter uma empresa é um constante investimento, sendo assim, para ter bons resultados, primeiramente você deve ter uma excelente equipe. A começar pela equipe de vendas, ela deve ser extremamente motivada e ter diversas técnicas para convencer o seu cliente a desembolsar em sua loja.

Muitas vezes a diferença está na qualificação ou mesmo naquele salário um pouco mais alto que a média.

  • Marketing é a alma do negócio

Não tem para onde correr, o boca a boca nunca mais será tão eficiente quanto campanhas de marketing bem desenvolvidas.

Hoje, com o marketing digital é possível atingir tão somente o seu público-alvo (gerando economia) e ainda trazer um grande impacto, pois isso também te permite personalizar o conteúdo especialmente para aquele nicho.

Não somente, grande parte da população consumidora está na internet, sendo assim, esse é o local certo para encontra-los.

  • Tenha um mix de produtos

Se você tem uma loja de roupas, venda também produtos acessórios, a exemplo de um removedor de pelos para roupas e outras superfícies. Muitas vezes aquela pessoa nem lembrava que precisava disso, contudo, ao encontrá-lo alí disponível, certamente poderá levar!

Contudo, caso pense nesse tipo de abordagem, invista com cautela, nada de estoques para durar meses, observe a aceitação da clientela.

  • Ofereça descontos na segunda compra

Uma ótima maneira de aumentar o ticket médio é oferecer descontos progressivos, dessa forma, você ativa o instinto de economia a longo prazo dos seus clientes e fazem com que – a cada visita – eles comprem mais produtos.

Gostou do texto de hoje? Já sabe calcular o ticket médio da sua empresa? Bem, continue acompanhando o nosso blog, temos muito mais conteúdos como esse para te ajudar a gerir sua empresa!

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