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Artigo: proposta comercial: passo a passo e checklist

Criar uma proposta comercial que comunique ao seu cliente todos os pormenores a respeito do trabalho da sua empresa e também ser persuasivo não é uma tarefa fácil. É preciso vender o produto ou serviço de forma espetacular!

Nesse documento deve estar a proposta de valor, não só a do produto/serviço. Porque o seu cliente deve adquirir isso com a sua companhia? Como isso irá melhorar a vida daquele indivíduo ou empresa?

Não somente, deve ser algo personalizável, ou seja, nada de utilizar o mesmo modelo para todas as empresas em seu portfólio. Esse deve ser personalizado de acordo com a firma e com os problemas exclusivos que serão solucionados.

Nesse sentido, nós da Khan preparamos esse texto explicativo a fim de te deixar pronto para enviar propostas comerciais irresistíveis para seus clientes.

O QUE É UMA PROPOSTA COMERCIAL?

Como o próprio nome já deixa transparecer, a proposta comercial nada mais é que uma oferta. Esta pode ser apresentada nas formas digitais, escrita ou ainda pessoalmente e seu objetivo é vender um produto ou serviço a um cliente específico.

Nessa proposta há a descrição de todo o processo de prestação do serviço ou de venda do produto e também todos os valores e modalidades (se couber). Muitas pessoas confundem esse documento como uma forma de apresentar a empresa, contudo, não é isso, é a apresentação – principalmente – do que se está vendendo.

Quando essa etapa do processo de vendas é bem elaborada, a probabilidade de se conquistar um novo cliente ou vender mais para um cliente já existente aumenta bastante. Não somente, ele promove um estreitamento da relação pela transparência oferecida.

Tudo isso faz parecer que isso é algo extremamente difícil de executar, certo? Mas não se preocupe, vamos falar agora…

COMO FAZER UMA PROPOSTA COMERCIAL

Uma proposta comercial é sim um documento complexo, pois lida com diversas informações relevantes. Contudo, se você seguir esse passo a passo, conseguirá montar uma ótima estratégia para aplicá-la em sua empresa.

  • Definindo o objetivo da proposta

Nesse primeiro momento o objetivo daquela proposta comercial deve estar claro. Nem sempre esse documento visa uma venda de imediato, mas pode ser uma apresentação geral dos serviços/produtos.

Nesse sentido, esse é um documento mais estratégico e com o objetivo de abrir um diálogo com o cliente, identificando suas necessidades. Posteriormente pode ser enviado um documento mais específico.

De qualquer forma, um dos principais pontos é que ele deve ser devidamente formatado.

  • Conheça o cliente

Mesmo que esse seja um novo cliente, não deixe de fazer o mínimo de pesquisa sobre a empresa/indivíduo antes de enviar a sua proposta comercial.

Nesse sentido, você poderá ter uma abordagem mais direta sobre como a sua companhia poderá solucionar os problemas desse provável cliente e quais os seus diferenciais sobre a concorrência.

  • Definindo o layout e linguagem

Algo muito importante aqui é a forma que você irá apresentar essa proposta. Não existe uma fórmula mágica que irá fazer com que a sua proposta comercial tenha 100% de aceitação.

O que se pode trabalhar aqui é a sua própria marca, utilize as cores da sua empresa e conte com bons profissionais de design para criar algo bonito e apresentável.

Não somente, a linguagem também deve condizer com a identidade da sua empresa, levando o cliente a conhecer ela a fundo!

  • Planejando o conteúdo

Agora que você já imagina como a sua proposta será organizada, é hora de pensar no conteúdo.

Recomendamos alguns tópicos para que você vá direito ao ponto:

  • Apresentação da empresa;
  • Resumo da proposta;
  • Diferenciais da sua empresa;
  • Detalhamento da sua oferta;
  • Opções de contratação;
  • Valores para cada uma das opções;
  • O que é preciso para fechar;
  • Data de validade da proposta.
  • Acompanhamento

Agora que a proposta foi enviada, está na hora de acompanhá-la. Entre em contato com o cliente caso ele mesmo já não o tenha feito. É muito comum que ela fique esquecida no e-mail devido a correria, contudo, você precisa dessa resposta o quanto antes!

CHECKLIST DA PROPOSTA COMERCIAL

Nesse momento, toda a sua proposta está praticamente montada e está na hora de realizar os ajustes finais e deixar tudo pronto para enviar para os seus clientes. Nesse sentido, basta seguir o checklist abaixo:

  • Uma boa apresentação visual na capa com a marca da sua empresa;
  • Índice da proposta comercial para que o cliente saiba tudo o que é tratado logo de cara;
  • Introdução na qual será abordada tanto a sua empresa quanto o produto/serviço oferecido já mostrando o seu potencial;
  • Você deve utilizar uma boa argumentação a fim de persuadir o seu comprador;
  • Detalhe a sua proposta de forma a deixar claro todos os processos e características envolvidas no produto/serviço. Muitas vezes a diferença entre comprar ou não estão nos pequenos detalhes;
  • Também tenha um cronograma para explicar quando o cliente terá o produto/serviço que ele deseja entregue;
  • Os valores para todas as modalidades de contratação devem estar presentes no documento, preferencialmente em um quadro comparativo (se for o caso), dessa forma, mesmo depois de tanta informação os valores estão claros;
  • Também inclua um termo de confidencialidade no que concede as informações apresentadas na proposta, afinal de contas, qualquer orçamento tem validade;
  • Não deixe de incluir informações sobre a sua empresa! Diga o porque a sua empresa deve ser a escolhida, demonstre os clientes que já fecharam contigo, sócios, parceiros. Tudo isso deixará a sua proposta comercial mais completa!

Pronto para conquistar os seus clientes através da sua proposta comercial? Reveja todos os passos para criar um documento que irá realmente convencer o seu cliente e não esqueça dos ajustes finais.

Para mais dicas como essa, continue acompanhando o nosso blog e veja o seu negócio crescer.

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