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Artigo: como construir a identidade da sua empresa

A identidade de uma empresa mostra muito sobre como ela interage com o mundo externo, assim como com seus clientes. Fundamentada em pontos como a visão, a missão e os valores, a Identidade de uma Empresa é indispensável para a criação de políticas de Marketing, por exemplo. Veja abaixo mais detalhes.

Os elementos base da identidade de uma empresa são os que passamos acima, mas nem todos os empreendedores sabem necessariamente como fundamentar as premissas de cada um. Abaixo falaremos um pouco sobre como fundamentar cada parte da identidade de sua empresa, a importância disso e como não fugir aos preceitos de sua pessoa jurídica.

Ansiosos para esse conteúdo? Leia abaixo e descubra tudo sobre o assunto!

CONSTRUINDO A IDENTIDADE DO ZERO

A construção desses pontos abaixo envolverá um esforço intelectual e conhecimento sistêmico de sua empresa. Vamos nessa:

  • MISSÃO: É a parte do todo, definida através de uma frase que contextualize a razão de existência da empresa. Alguns aspectos como o motivo essencial de sua criação, razão para ser da organização, o que a empresa transfere aos seus clientes e quais as suas diferenças diante da concorrência. Esses são alguns pontos que podem te ajudar a escrever a missão de sua empresa;
  • VISÃO: A visão de futuro pode ser definida como uma perspectiva que a empresa tem e que deseja passar para seus clientes. O mais importante aqui é detalhar onde a empresa deseja chegar, como quer ser percebida e notada por seus clientes, assim como o caminho que pretende seguir. Isso traz uma maior humanidade à empresa, ao ponto que mostra as pretensões e sonhos da mesma;
  • VALORES: Outro ponto capaz de humanizar a empresa é a criação dos valores. Existem alguns que são mais humanos, como a habilidade, a maestria e o intelecto. Outros mais empresariais, como conceitos ideológicos e institucionais. Unir os dois pilares aos seus valores conseguirá fazer com que sua empresa consiga ser tanto confiável e profissional quanto inspiradora.

Ainda podemos falar sobre o Negócio em si. Quando falamos nele, podemos citar as principais atividades da empresa, o motivo pelo qual ela foi criada, assim como evidenciar o segmento de atuação e a forma como se insere nesse nicho.

AS DESCRIÇÕES QUE NORTEIAM!

Muitas pessoas tomam essas descrições como algo que limita e torna a empresa engessada à um estereótipo. Isso não é em nada verdade, já que essas descrições são capazes de ajudar no planejamento estratégico, e é em direção ao que eles pregam que você pode organizar sua empresa de uma forma mais inteligente.

É muito a partir do que é mostrado com essas descrições que você consegue criar a personalidade de seu empreendimento: seria ele jovem? Adulto? Com quem ele conversa? Quais as cores representariam melhor essa energia?

Alicerçados nessas perguntas podemos:

  • Criar campanhas melhor alinhadas com o que pretendemos passar aos nossos clientes;
  • Conversar com nosso público de uma forma mais concisa e direta;
  • Criar uma boa personalidade e identidade tanto textual quanto visual;
  • Alinhar-se com as redes sociais e a forma como interagimos com nosso público.

Essa identidade pode ser facilmente passada em um Briefing ao contratar uma equipe de marketing ou freelancers que ajudarão na criação de conteúdo. Abaixo, para finalizar nosso texto, vamos conversar aqui os princípios fundamentais que são usados para criar a identidade quer seja visual, textual ou de personalidade da empresa.

  1. Perceba que marca e design são inseparáveis. A energia e a ideia que a marca passa é forte e impacta diretamente o seu público. Em muitos casos uma repaginada ou a mudança da palheta de cores pode afetar diretamente na forma que o cliente lida com a marca ou a vê no mundo;
  2. Criar uma identidade visual forte tem relação direta com o emocional das pessoas, podendo gerar na maior parte das vezes um marketing orgânico. Esse é um dos argumentos para que você sempre contrate um bom designer para o trabalho de criação visual de sua marca;
  3. O design precisa ser parte da estratégia da empresa desde o começo. Isso criará a presença de mercado e a fixação da marca na mente de todos os seus consumidores e interessados;
  4. Simplicidade é a chave e é capaz de gravar mensagens mais facilmente na mente de seus clientes. Não incentive designs mirabolantes, já que eles ao mesmo passo que podem chamar atenção, podem também dar a entender o ponto errado.

Notavelmente, a criação de uma marca pode fazer a diferença no mundo, carregar uma mensagem válida e influenciar a forma como os seus clientes reagem ao seu empreendimento e ao seu produto.

Use o design não só para marcar sua energia, mas também para se reinventar diante de um mercado constantemente atualizável. É a partir dessa técnica que você poderá ter uma imagem sempre condizente com o que o Mercado dita e as tendências mundiais.

INVISTA EM RECONHECIMENTO

Ainda que não pareça ser o tipo de investimento indispensável ao sucesso de uma empresa, possuir uma identidade bem alinhada e fundamentada é capaz de passar seriedade, solidez e confiança em sua marca.

Como percebemos no texto acima, uma série de outros investimentos se fazem facilitados ao conseguir uma boa identidade visual.

Caso você tenha ficado com mais alguma dúvida, convido-lhe a deixar suas questões nos comentários abaixo! (:

Estamos esperando seu feedback! Torcendo que tenha gostado desse conteúdo, aguardamos você aqui para o nosso próximo texto.

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