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Perguntas Frequentes

Para realizar um backup do sistema, basta ir em: OPÇÕES > CÓPIA DE SEGURANÇA > CÓPIA DE SEGURANÇA.

A função de importar arquivos XML no módulo de faturamento é uma diretiva de segurança, para que esta função seja desbloqueada, é necessário ir em: OPÇÕES > USUÁRIOS > GRUPOS DE SEGURANÇA > FATURAMENTO > FATURAMENTO DE PEDIDOS, e marcar a opção “Visualiza botão Leitura NFE”.

Para que apareça a opção de “efetua lançamento bancário?” na baixa de um lançamento financeiro, é necessário que o campo “banco” esteja preenchido em: FINANCEIRO > FINANCEIRO > LANÇAMENTOS – GERAL > aba “DADOS COMPLEMENTARES” > campo “BANCO”

Para que o parceiro receba a nota fiscal em seu e-mail automaticamente, é necessário haver um CONTATO cadastrado como NFE em: PARCEIROS > PERMANENTES > ABA “CONTATOS”.

Quando a nota fiscal de um pedido é cancelada, o orçamento volta para o status “150 – Faturado parcialmente”, desta forma, permitindo que seja possível a importação novamente para o faturamento e uma nova emissão de nota fiscal, se for o caso. Caso o pedido não seja mais continuado, necessário cancelar o orçamento também, ou finalizá-lo, para que o mesmo não fique em aberto.

Para que o parceiro apareça para ser utilizado no módulo de compras, é necessário que o mesmo esteja marcado como “fornecedor” em: PARCEIROS > PERMANENTES > “TIPOS DO PARCEIRO: FORNECEDOR”.

É possível cadastrar novas CFOP’s em: FATURAMENTO > CADASTROS AUXILIARES > NATUREZA DE OPERAÇÕES

É possível cadastrar novos tipos de pedido em: ORÇAMENTOS > CADASTROS AUXILIARES > TIPOS DE OPERAÇÕES.

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Ao logar no sistema, antes de abrir qualquer tela, acesse o gerenciador de tarefas do seu computador > localize o hermes > clique com o botão direito > selecione a opção “ir para detalhes” >  em detalhes, CLICAR EM “ANALISAR CADEIA DE ESPERA” > encontrar o processo splwow64.exe e finalizá-lo.

Verifique se o ano contábil ativo no sistema é o mesmo em que a nota foi emitida, caso não seja, basta ir em: CONTABILIDADE > SELEÇÃO DE EMPRESAS > ANO CONTABIL ATIVO e alterar para o ano em que a nota foi emitida..

Verifique se o código da empresa em que o lote está alocado é o mesmo da expedição e se o mesmo possui quantidade disponível para separação em: PRODUTOS > PRODUTOS E SERVIÇOS > ABA “LOTES”.

Ir em: PARCEIROS > PERMANENTES, realizar a criação de um novo registro, marcando em “tipo de parceiro” como “armazém logístico” e  na aba “DADOS COMERCIAS > DADOS GERAIS” preencher o campo “FILIAL” com o código definido para o almoxarifado.

Verificar o campo de “% Fun P UF Dest”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar as informações descritas nos campos “%ICMS” e “Sit. Tributária” com a sua contabilidade. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

O erro ocorre devido ao arredondamento do campo de valor unitário para o XML, como padrão, é possível haver no máximo 4 casas depois da vírgula. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar o campo de “ICM Interno”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar o campo “Cod Sit Trib IPI”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Ir em: Faturamento > Faturamento de Pedidos NF > Aba Condição de Pagamento e alterar a condição de pagamento para “Devolução”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Ir em: PARCEIROS > PERMANENTES > ABA “CONTATOS” e verificar se o contato NFE do parceiro contém algum espaço em branco antes ou depois do e-mail. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar o campo “CSOSN”. Necessário entrar em contato com a contabilidade para melhores aconselhamentos de como prosseguir com o pedido. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Informar a chave de acesso em: Faturamento > Faturamento de Pedido > Observações > N NF REFERENCIA. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Busque a chave de acesso da nota fiscal no site do sefaz (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx), verifique se os documentos de CT-E ou MDF-E vinculados à nota foram cancelados. Caso estes documentos tenham sido cancelados a poucos minutos, aguarde 20 minutos e tente cancelar novamente. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Preencher o campo “COD TRIB PIS”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar o fuso horário preenchido em: OPÇÕES > PARÂMETROS > ” Formato de Fuso Horário (Padrão “-03:00” | Horário de Verão “-02:00”) “. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar se o NCM informado no produto está cadastrado em: PRODUTOS > CADASTROS AUXILIARES > TABELA DE CEST (NCM). Se o erro persistir, verifique se o mesmo código de NCM encontra-se válido para uso. Caso esteja e mesmo assim a rejeição persistir, entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar a aliquota informada no campo “%ICMS” e se a mesma está de acordo com o estado que se destina a nota fiscal. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar o país cadastrado no parceiro em: PARCEIROS > PERMANENTES, inserir o nome do país novamente caso necessário. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Verificar o fuso horário preenchido em: OPÇÕES > PARÂMETROS > ” Formato de Fuso Horário (Padrão “-03:00” | Horário de Verão “-02:00”) “. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Ir em: PARCEIROS > CADASTROS AUXILIARES > REPRESENTANTES. Criar um representante, e na aba de “Dados/ Representação” ativar a flag “É gerente/Supervisor de vendas?”. Após este processo ir em: OPÇÕES > USUÁRIOS > MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS > ABA “INFORMAÇÕES ADICIONAIS” e vincular o representante gerente, criado anteriormente, no campo “Representante”.

Questões que podem influenciar neste caso: 1- O usuário não ter acesso à empresa onde o orçamento foi criado, verificar em: OPÇÕES > USUÁRIOS > MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS > CAMPO “CÓDIGO DE EMPRESAS PERMITINDO ACESSO”, se não houver nenhuma flag ativa, significa que o usuário tem acesso a todas as empresas. 2- Diretiva de segurança “Permite visualizar orçamentos de outros vendedores” desativa em: OPÇÕES > USUÁRIOS > GRUPOS DE SEGURANÇA > ORÇAMENTOS > PROPOSTAS E ORÇAMENTOS. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

R= Neste caso, alguém ter desativado o seu usuário de acesso, verifique com seu supervisor se este foi realmente o caso, e se sim, peça para que ele o ative em: OPÇÕES > USUÁRIOS > MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS.

R= Na tela de login, em baixo do botão de “senha”, encontra-se o botão “trocar senha”, onde é possível alterar a senha, inserindo a senha antiga e a nova.

R= Para a criação de um usuário novo, certifique-se que: há um grupo de segurança (apenas um) vinculado ao usuário em OPÇÕES > USUÁRIOS > MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS, este grupo de segurança não está com acesso negado em: OPÇÕES > USUARÍOS > GRUPOS DE SEGURANÇA > APLICAÇÃO, o usuário está com a flag de “ativo” marcada em seu cadastro e que não foi cadastrada nenhuma senha neste usuário, pois, a senha deve ser cadastrada no primeiro login de acesso.

R= É possível duplicar grupos de segurança através do botão “duplica grupo de usuário”, que fica ao lado do campo “nome do grupo”.

R= Neste caso, a flag de “Cadastro Válido” pode estar desativada. Desative a flag “Consultar somente os Cadastros de produtos ou serviços válidos” e tente procurar novamente. Se o erro persistir, entre em contato com o suporte.

R= Basta ir em: CONTABILIDADE > SELEÇÃO DE EMPRESAS > INFORMAÇÕES PARA NFE. Primeiro clique em EDITAR > BOTÃO “LIMPAR” > BOTÃO “EFETUAR LEITURA DE CERTIFICADO DIGITAL” > INSIRA A SENHA > SALVAR.

R= O ano contábil ativo é definido no parâmetro “Exercicio Contábil Atual (yyyy)” em: OPÇÕES > ALTERAÇÕES DE CONTROLES.

R= Desative a flag “Visualizar apenas registros com número de documento”.

R= Limpe o campo “Condição Pagto”, e tente adicionar novamente as parcelas.

Para acessar esta nova função, basta ir em: GERENCIAL > AUDITORIA DE PROCESSOS DO SISTEMA.Ao entrar na tela, o sistema demonstrará uma lista de todas as inconsistências encontradas.

Apenas as pessoas que são gerentes ou que tem acesso ao módulo GERENCIAL poderão ter acesso à essa função.

Por exemplo:  CAD001 – Parceiros tipo “CLIENTE” ATIVOS Sem Classificação de Conta Contábil.