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InspirAção: a importância de fazer um planejamento de marketing para o ano que vem

 

Em qualquer texto que fale sobre estratégias de marketing digital um dos principais pontos enfatizados é a importância de um bom planejamento.

O marketing como um todo já deixou o seu papel de auxiliar de vendas, hoje, ele o principal motivo de vendas e exerce muito mais funções em um mercado consumidor muito diferente daquele que víamos 20 ou mesmo 10 anos atrás.

Pronto para descobrir porque ter um planejamento preparado para o próximo ano é importante? Continue lendo esse texto.

O QUE É UM PLANO DE MARKETING?

Quando falamos de um plano de marketing englobamos uma série de ações de marketing de uma empresa que tenham um objetivo claro. Dentro desse escopo, elas podem servir para diversos fins como campanhas de branding, promoção de produtos e/ou serviços, angariação de leads… As oportunidades são infinitas.

Mas antes de sair atirando para todos os lados é necessário desenvolver um Plano de Marketing e, para isso, conhecer o seu público alvo é de extrema necessidade! Afinal, as campanhas devem ter um alto impacto para alcançar os seus propósitos.

Claro, mesmo feito com um ano de antecedência o planejamento está sempre apto a mudanças a depender do comportamento do mercado. As vantagens desse pensamento a frente são:

  1. Levantamento sobre o mercado consumidor e também sobre a concorrência;
  2. Saber tudo sobre o público-alvo e confecção das personas;
  3. Melhor distribuição de recursos, sejam financeiros ou humanos;
  4. Orientar decisões importantes para o futuro da empresa e também do marketing da mesma;
  5. Permite uma melhor harmonia entre as campanhas, não sendo somente aleatórias;
  6. Amplo estudo sobre os pontos fortes e fracos da empresa e sua marca;
  7. Estabelecimentos de indicadores ou Key Performance Indicators (KPI); dentre diversas outras.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO

Falar sobre a importância e vantagens de fazer um planejamento de marketing com uma no de antecedência é simples, contudo, como fazer? Bem, separamos algumas dicas para que você saiba como fazer essa etapa tão importante.

  1. Determinar os objetivos a se alcançar com as campanhas, seja gerar mais vendas, conseguir mais leads ou mesmo fazer campanhas de branding;
  2. Realizar uma profunda análise do segmento em que a empresa está inserida;
  3. Definir o público-alvo e as personas, essa é uma parte crítica para os passos seguintes;
  4. Analise a concorrência, o que eles estão fazendo certo e errado e use suas experiências para otimizar a sua estratégia;
  5. Comece a planejar as suas ações;
  6. Coloque prazos para os planos e utilize um bom programa para gerenciar os seus projetos;
  7. Monitore o seu cliente para qualificar o lead;
  8. Use as métricas geradas por todas as etapas anteriores para melhorar a sua estratégia.

Bem, agora que você também sabe os passos para seguir, que tal contar com uma assessoria especializada em marketing para que as suas campanhas tenham o impacto que a sua empresa precisa?

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