Rua Salvador Simões, 596, - Ipiranga - SP
(11) 5060-2740

InspirAção: A verdade (não revelada) sobre inovação na rotina das empresas

Provavelmente, você já ouvir falar em inovação.

Afinal, nunca se falou tanto nesse tema como nos últimos tempos.Mas você ainda acha que esse é um assunto que está distante da sua empresa? Você sabia que pode estar completamente equivocado?

Porque inovação pode (e deve) estar presente na rotina do seu negócio. Afinal, inovação não está só relacionada à invenções ou grandes organizações. Ela pode ser muito útil para reinventar processos na sua empresa. Ou para criar alternativas de angariar mais receitas investindo menos dinheiro.

Inclusive, você sabia que, segundo um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 72.000 empresas com mais de 10 colaboradores são responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria no Brasil e 13,2% dos empregos gerados?

E você imagina por que essas organizações conseguem esse extraordinário resultado?

Porque elas aplicam a inovação no seu dia a dia delas.

Essa é uma prova que a inovação precisa estar cada vez mais nas organizações. Então, depois de ler essas informações, você ficou curioso sobre as possibilidades que tem para desenvolver a inovação na sua empresa?

Para descobri-las, é só continuar lendo este artigo.

Afinal, como estimular a inovação na sua empresa?

Ter a inovação presente na sua rotina é mais fácil do que você imagina!

Comece mapeando os problemas do seu negócio. Agora, inicie a busca de soluções para eles. Mas você nunca deve fazer isso sozinho. Reúna seus colaboradores e peça ajuda a eles para realizar essa tarefa. E, nessa tarefa, incentive-os a compartilharem as ideias deles.

Sempre oportunize espaço e participação das pessoas que fazem parte da sua equipe. Muitas vezes, não é uma única ideia que garantirá a solução dos problemas da sua organização, mas sim a reunião de várias delas.

E com essas soluções em mãos, é hora de testá-las.

Lembre-se que testar é sempre a palavra de ordem em inovação.

Porque é somente a partir de testes que você verificará se as ideias funcionam ou não. Inclusive, em algumas ocasiões, você pode até considerar uma hipótese óbvia ou tola, acreditando que ela não dará certo.

Mas, muitas vezes, a solução simples pode ser a que melhor se adapta na resolução de um problema. Também se esforce para criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para dar suas ideias. Afinal, ninguém melhor do que os colaboradores para lhe ajudar a inovar, porque são eles que lidam com os clientes e os processos todos os dias.

Assim, você estará estimulando a participação das pessoas, independente de haver reuniões. No primeiro momento, até pode parecer difícil para você criar essa ambiência. Mas supere os obstáculos e comece a implementar pequenas ações no dia a dia para transformar completamente o seu negócio pelo viés da inovação.

E com essas propostas, você percebeu como é simples ter a inovação na rotina da sua empresa?

Então, comece amanhã mesmo a implementá-las.

E veja os resultados acontecerem!

Deixe seu comentário