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O passo a passo para criar laços com o cliente

O relacionamento com o cliente é um dos pontos mais importantes da publicidade como um todo hoje em dia. Passou-se a época em que uma simples propaganda na televisão ou no rádio era o suficiente para levar os clientes até a sua loja, afinal, estamos falando de millennials e seus seguidores.

Mas deixando as gerações de lado, a decisão de compra vai muito além de ter um bom produto, inúmeras empresas fabricam o mesmo produto hoje em dia, comprar está mais ligado aos lações que o cliente criou com empresa que nunca!

Bem, mas se isso é tão importante, então, como criar laços com o cliente? Bem, é exatamente sobre isso que iremos falar. Continue lendo esse texto e aprenda.

A IMPORTÂNCIA DE TER UM BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Estabelecer um relacionamento saudável com o seu cliente é a melhor forma de garantir satisfação e fidelização e envolve muito mais que a entrega de um produto. É o resultado de uma longa e árdua estratégia de marketing (mas certamente o trabalho compensa).

A concorrência hoje em dia é simplesmente avassaladora, qualquer diferencial será o motivo de mais vendas. Por isso o relacionamento com o cliente tem sido cada vez mais pessoal.

Usa-se o nome do cliente, ou mesmo o apelido ao invés de correntes de promoções. Posts sobre as características do produto são substituídos por conteúdo que gere valor para o leitor, dentre outras estratégias para atrair e conquistar novos clientes.

As vantagens de nutrir um bom relacionamento com seus clientes são inúmeras:

  • Geração de leads;
  • Aumento do engajamento nas redes sociais;
  • Mais vendas;
  • Maior confiança;
  • Fidelização de clientes; dentre outros.

Mas como alcançar todas essas vantagens? Bem, vamos falar sobre isso agora.

O PASSO A PASSO PARA CRIAR LAÇOS COM O CLIENTE

A chave para a construção desse relacionamento está em um profundo conhecimento do seu público-alvo. Somente esse conhecimento é capaz de gerar conteúdo como um todo (de campanhas a posts de blog) de forma personalizada e direcionada.

Sendo assim, esse é o primeiro passo, aquele que servirá de alicerce para todo o restante da sua estratégia de marketing.

  • Conheça o seu cliente

Tanto para conquista-lo quanto para mantê-lo, saber quem são as pessoas que compram em sua loja é o primeiro passo. Mas o nome e CPF não são os dados que você procura, vai muito além disso!

Transformar pessoas em dados não é uma tarefa simples e envolve bastante pesquisa. É necessário saber a sua faixa etária, quanto ganham, o que fazem nas horas vagas, quais hobbies amam e odeiam, dentre outras informações.

Quanto mais melhor, assim você saberá a linguagem ideal, sobre o que falar e até quais os problemas que você pode ajudar!

De forma geral as redes sociais são uma ótima forma de conhecer um pouco mais sobre o seu público alvo e certamente irá te ajudar a criar a persona ideal e trabalhar em cima disso.

  • Resolva os problemas de forma rápida e eficiente

Nada estraga mais a relação empresa/cliente que problemas sem solução, especialmente aqueles em que existe uma clara atribuição a empresa. Sendo assim, ter uma política resolutiva, independente de qual seja o problema é muito melhor que deixar o seu cliente na mão.

Se a empresa não puder ou não couber a mesma solucionar a problemática, ao menos dê um norte para o cliente saiba para onde ir.

  • Escute os seus clientes

O feedback é o melhor (e principal) indicador de qualidade, junto a ele é possível identificar as principais falhas da sua empresa e direcionar os recursos para solucioná-las.

Mesmo aqueles clientes que tem um perfil difícil merecem ser ouvidos, pois mesmo passando um filtro e retirando tudo que não é construtivo, ele ainda pode elucidar um problema institucional que merece atenção.

  • A sua reputação é tudo

Milhões de formas de marketing serão inventadas, mas o boca a boca nunca cairá de uso, sendo assim, invista na construção de uma boa reputação.

Está é criada e mantida nos pequenos detalhes, seja em uma conversa agradável e atenciosa até mesmo na hora de um embate. É importante ser sempre respeitoso e solícito!

  • Cada cliente é único

Mesmo que a sua empresa já tenha uma identidade linguística bem definida, se ao falar com um cliente encontrar dificuldades em conversas, adapte-se.

Um bom relacionamento está fundamentado na capacidade de falar e ser entendido, mas o foco não está somente na linguagem, cada cliente é único e deve ser tratado como tal.

Essa é uma sutileza muito bem-vinda na hora de fazer alguém se sentir acolhido e ouvido, sendo assim, atenção e cuidado com cada indivíduo.

Outra dica aqui é usar termos técnicos somente com aqueles que realmente os entendem. Se o seu cliente não entende muito do assunto, explique sempre que citar algo novo, não espere ser perguntado.

  • Atenda o seu cliente agora!

Já enviou um e-mail e demoraram dias para te dar um retorno ou mesmo nem responderam? Já tentou contratar um serviço e teve que ligar 5 vezes antes de ser atendido?

Bem, é esse tipo de frustração que você não quer para os seus clientes. Primeiramente porque esse é o famoso “a concorrência ganhou por pouco”. Talvez se você tivesse respondido aquele e-mail 20 min antes aquela venda acontecesse.

Um bom atendimento é um grande diferencial na construção de um laço entre o cliente e a empresa, se não um dos mais importantes. Mesmo que você não possa dar atenção naquele momento, deixe claro para ele e sempre dê um motivo.

Você pode inclusive configurar e-mails de resposta automática, até mesmo o Whatsapp Business já oferece essa opção.

No fim das contas, agilidade e presteza na hora de lidar com os seus clientes é um dos pontos que mais contam na hora de criar um relacionamento frutífero para ambas as partes! Não deixe para depois comece a trabalhar nisso agora!

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