Artigo: 8 passos para melhorar a vida financeira da sua empresa

Organizar a vida financeira da sua empresa pode parecer uma tarefa árdua ou mesmo impossível de se conseguir. Bem, não vamos dizer que não envolve muito trabalho e disciplina, conduto, pode sim ser realizado!

Segundo o IBGE, cerca de 60% doas empresas não sobrevivem os seus primeiros 5 anos, muito desse cenário se deve ao porte da empresa e a sua organização financeira para lidar com todas as suas obrigações.

Nesse sentido, preparamos não só esse texto, mas também um rico conteúdo no formato de um e-book com 8 dicas preciosas para ajudar a colocar as finanças da sua empresa em dias.

Curioso? Continue lendo esse texto e tenha uma prévia do que te aguarda no e-book.

PASSO A PASSO PARA COLOCAR AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA EM DIA

1 – CONTROLE RÍGIDO DO SEU FLUXO DE CAIXA

Um bom fluxo de caixa é a chave para o sucesso financeiro da sua empresa. Ele é responsável por gerar todos os dados necessários para o diagnóstico da saúde da empresa assim como para a tomada de decisão.

Mesmo sendo um detalhe tão importante, fluxo de caixa é um conceito bastante simples, nada mais é que a previsão do seu caixa dia a dia, ou seja, um esquema entra todas as entradas e saídas.

Falamos ainda mais sobre esse passo fundamental em nosso e-book, inclusive, oferecemos um modelo para montar o fluxo de caixa da sua empresa.

2 – CONTROLE DOS GASTOS ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO

Você sabe para onde vai todo o dinheiro que entra em sua empresa? Bem, você pode até pensar que isso é um exagero, mas não, é uma necessidade. Pagar ferramentas, softwares, serviços e contas básicas deve ser feito, contudo, formas de economia também devem estar sendo avaliadas a todo o momento!

É necessário avaliar como cada departamento gasta para otimizar essa característica e elevar a rentabilidade da empresa!

3 – CALCULE CORRETAMENTE O PREÇO DE VENDA DO SEU PRODUTO OU SERVIÇO

Falamos no ponto anterior sobre avaliar o gasto de cada centavo a fim de evitar desperdícios, mas será que você já ganha o valor correto pelo seu produto ou serviço que você vende.

Antes mesmo de vender algo, esta precisa de investimento para existir, desde a fabricação até a própria venda, você está investindo para que ele possa ser vendido. Entendendo isso e também o seu valor de mercado, é possível calcular exatamente o lucro real.

Temos um exemplo muito didático em nosso e-book para que você entenda exatamente do que estamos falando. Assim, você saberá como otimizar o seu lucro!

4 – CONTAS PESSOAIS VS DA EMPRESA

Esse é um erro que praticamente todo empresário já cometeu em algum momento da vida da sua empresa, especialmente aqueles que já foram microempreendedores. Apesar disso, não é algo que deve acontecer!

O grande problema com isso é que além de utilizar recursos que deveriam estar sendo reinvestidos na empresa, também torna impossível conseguir ter um controle fino de todas as operações financeiras.

Essa situação deve ser evitada a todo custo, deixando as finanças muito mais profissionais e organizadas. A melhor solução para isso é que o empresário defina o próprio salário (pró-labore) e não interfira mais com o dinheiro da empresa.

5 – IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO

Se você ainda não está familiarizado com o conceito de capital de giro, aqui vai, é o montante de capital definido para efetuar pagamentos, distribuir lucro, pró-labore, gastos emergenciais e ainda outras transferências.

Em outras palavras, esse montante é essencial para manter a sua empresa existindo, sem ele, ela demoraria alguns dias (a depender do banco onde os recursos financeiros ficam alocados) para conseguir realizar uma simples compra emergencial de matéria prima.

Não somente, pode também significar atrasos de pagamentos, suspensão de serviços, dentre outros problemas que podem ser imensamente prejudiciais a sua empresa.

6 – SISTEMA DE GESTÃO FINANCEIRA

Em pleno século XXI existem inúmeros sistemas de gestão financeira para você aposentar de uma vez por todas os cadernos contábeis.

Não estamos falando de planilhas do Excel, mas de softwares muito mais inteligentes e com a capacidade de integrar os inúmeros departamentos da sua empresa. Desde a equipe de vendas, até a de marketing e mesmo o departamento financeiro.

Dessa forma, todas as informações estarão sempre atualizadas para todos os funcionários possam utilizá-las de forma a otimizar os seus trabalhos.

Aqui na Khan nós desenvolvemos o nosso próprio sistema de gestão financeira, conheça mais sobre o Khan ERP aqui.

7 – INVESTIR NA SUA EQUIPE

Não é novidade para nenhum gestor que uma equipe bem treinada e informada é a receita para exponenciar resultados! Alguns gestores acreditam que o negócio não deve seguir sem a sua presença, contudo, a fórmula do sucesso está justamente em delegar para os demais membros da equipe.

Não somente, trazer especialistas ao seu time, inicialmente pode parecer uma abordagem mais cara, contudo, não é bem assim, este trará inúmeras melhorias que certamente irão melhorar os processos internos.

Use os seus contatos no Linkedin e em outras plataformas para conhecer novas pessoas que estejam interessadas e também sejam qualificadas para integrarem a sua equipe.

8 – PATRIMÔNIO ORIENTADO AOS INVESTIMENTOS

Os bancos são os grandes agentes de dilapidação do seu patrimônio. Eles irão te dar as piores taxas de valorização e, não somente, prenderão o seu dinheiro por quanto tempo eles conseguirem.

Nesse cenário, é interessante procurar corretoras de investimento, afinal de contas, absolutamente todas elas terão melhores taxas que os bancos. Caso você seja mais conservador pode apostar no Tesouro Selic, por exemplo, mas se não, voe alto com as ações.

O importante é fazer o dinheiro trabalhar por você e não ao contrário.

PRONTO PARA ORGANIZAR A VIDA FINANCEIRA DA SUA EMPRESA?

Esperamos que essas dicas tenham serviço como um norte para que você consiga aprimorar a vida financeira da sua empresa. Baixe o nosso e-book e confira todas essas dicas em sua integridade e continue lendo o nosso blog para fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais!

clique na imagem para baixar o e-book!

Deixe seu comentário