Artigo: como recuperar uma equipe desmotivada?

Como reabilitar uma equipe desmotivada?

Você pode até estranhar o uso do termo de reabilitação frente a uma equipe desmotivada, mas esse contexto é mais que apropriado. Vamos falar um pouco sobre como um gestor pode realizar uma injeção de ânimo em uma equipe que já não tem mais tanto assim.

Para que um líder consiga deixar todos os seus colaboradores motivados, o próprio deve estar sempre nesse estado de espírito. Afinal de contas, é o mesmo que lida com todos, delega atividades e mantem a equipe inspirada.

Curioso para saber como manter uma equipe motivada frente a rotina e outros problemas que podem aparecer na empresa? Continue lendo esse texto.

OS PRINCIPAIS FATORES PARA UMA EQUIPE DESMOTIVADA

Antes de entender como motivar a equipe, é importante entender como ela ficou desmotivada em primeiro lugar. Não pense que somente os números do final do mês que importam, existem vários fatores dentro do próprio ambiente de trabalho que irão afetar diretamente os seus funcionários.

  1. Má alocação do pessoal

Um dos papeis do líder é identificar o perfil de cada um e, com isso, realizar uma associação entre isso e as funções que o mesmo ocupa.

Inúmeras pessoas podem ser extremamente úteis em um brainstorm da equipe de marketing, contudo, estão presas realizando trabalhos burocráticos. Muitas vezes, ela se quer está entregando um desempenho satisfatório.

Nesse sentido, é importante os membros da sua equipe estejam satisfeitos com a sua ocupação. Uma forma para alcançar isso é selecionar talentos naturais para cada área.

Em muitos casos os indivíduos não são maus profissionais, somente estão mal alocados em seu emprego.

  1. Problemas de liderança

Um mal líder – o famoso chefe – é um grande problema dentro das organizações, especialmente nos dias de hoje, quando todas as empresas estão voltando a sua forma de gestão para um modelo mais humanizado e de valorização do empregado.

Dessa foram, não somente ler o perfil do funcionário é uma boa habilidade, mas também saber realizar uma autoavaliação como gestor é algo necessário.

Um líder pode ser ruim em gerir por diversos motivos: comunicação ineficiente, ineficiência para encontrar soluções para os problemas; desvalorização da opinião da equipe; expectativas irreais; dentre inúmeras outras.

De modo geral, o líder deve ser capaz de avaliar a sua própria relação com os funcionários.

  1. Impossibilidade de crescimento

Algo que deixa qualquer um desestimulado é a sua incapacidade de crescimento dentro da empresa. Seja porque o seu trabalho não é devidamente valorizado ou mesmo porque realmente a empresa não oferece nenhum programa de crescimento.

Muitas vezes o plano de carreira pode fazer toda a diferença na visão do próprio trabalhador: “por que eu estou aqui?”. Ter uma resposta para isso é bastante motivador por si só!

QUAIS SÃO AS SOLUÇÕES PARA ESSES E OUTROS PROBLEMAS DESMOTIVADORES?

Essa é somente uma pequena parcela do que pode desmotivar os funcionários, contudo, são alguns dos principais que podem ser trabalhados diretamente com liderança e organização empresarial.

Outras problemáticas devem ser levantadas a partir da própria análise do dia a dia da sua empresa! Sim, cada uma é única e tem problemas também únicos.

Mas então, como reabilitar uma equipe desmotivada?

  1. Aproxime-se da equipe

Para poder saber o porquê da desmotivação da sua equipe o primeiro ponto é estar próximo o suficiente dela para sequer notar isso. Como dissemos, o famoso chefe que não sai do seu escritório não tem como notar que Jim não anda muito interessado nas atividades a menos que os seus números caiam.

Não somente, a atitude de líder nesse momento é fundamental, você, gestor, não está ali para delegar, você é uma parte fundamental para que todo o trabalho seja feito com a excelência esperada daquela equipe.

Em outras palavras, seja um cumplice para que os projetos andem, não um checkpoint em que todos levam o trabalho para conferência. Seja parte do processo produtivo.

  1. Reveja as soluções empregadas

Você acha o Excel a ferramenta ideal para gestão empresarial? Se sim, você vive no século passado, é necessário que você esteja atento ao que há de novo e pode ser empregado em sua empresa.

Seja automatização de serviços com um ERP – caso tenha interesse, temos um texto totalmente dedicado a essa solução empresarial – ou mesmo melhorar os próprios processos internos.

Soluções que melhorem a qualidade de vida dos trabalhadores, assim como desafoguem o seu ritmo de trabalho são ideias para que eles vejam que o seu trabalho não é algo mecânico!

  1. Pessoas certas nos lugares certos

Essa talvez seja um dos maiores desafios de um gestor, encontrar os locais corretos para cada indivíduo. Apesar da dificuldade, é imprescindível que cada um esteja desenvolvendo um trabalho que o deixe satisfeito.

Não somente, ter uma política que permita que os indivíduos possam mudar de área dentro da própria empresa é uma ótima forma de garantir que cada um siga sua verdadeira vocação e cresça na área que deseja.

Essa solução resolve a problemática da falta de visão que alguns funcionários têm de si mesmo dentro do ambiente empresarial.

AS VANTAGENS DE UMA EQUIPE MOTIVADA

Uma equipe motivada é proativa, determinada e produtiva. Um combo que promete levar a empresa a um novo nível no desenvolvimento de seus projetos. Não somente, funcionários dispostos é praticamente um ativo que proporciona uma grande vantagem estratégia frente a um mercado lotado de empresas com métodos ultrapassados.

Apesar de ser um ponto extremamente válido para tomar a dianteira, melhor se preocupar com o bem-estar da sua equipe o quanto antes, afinal de contas, essa é uma tendência que tem se mostrado “lucrativa”. Dessa forma, está se disseminando no meio empresarial.

Não somente, lembre-se sempre, pessoas necessitam estar motivadas, elas não são máquinas.

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre gestão de empresas.

Deixe seu comentário