Artigo: Liderança Inspiradora: Como Inovar na Gestão de Pessoas

Quando falamos sobre o que é ser um exímio líder, podemos adentrar em diversas facetas dessa atividade sem necessariamente defini-la por completo. É um cargo que demanda inúmeras competências, sendo lidar com pessoas a maior delas.

Todas as habilidades podem ser desenvolvidas, contudo, nem todos tem o verdadeiro dom de liderar um grupo de pessoas em direção ao sucesso. Uma das principais qualidades esperadas desses gestores é a capacidade de inspira.

Interessando no assunto? Continue lendo esse texto e descubra como uma liderança inspiradora pode ser o grande diferencial no caminhar de sua empresa.

O QUE É SER LÍDER?

Você já tem uma resposta pronta com inúmeras qualidades que podem ser aplicadas no ambiente empresarial? Bem, liderança é uma das qualidades mais buscadas pelas empresas, contudo, é uma característica nem sempre encontrada.

Não nos leve a mal, o objetivo desse texto não é endeusar esses indivíduos, mas expor suas qualidades e os que faz ser cativante no ambiente de trabalho. Sendo assim, o que compõe esse indivíduo?

  • Visão;
  • Paixão;
  • Pensamento estratégico;
  • Comunicativo;
  • Automotivação;
  • Capacidade de unir pessoas para alcançar um objetivo comum;
  • Congruência;
  • Capacidade de adaptação;
  • Disciplina;
  • Resolução;
  • Busca constante da excelência;
  • Capacidade de se relacionar.

Um bom líder é capaz de utilizar todas essas características na administração de equipes, gerenciando-as a alcançar um objetivo comum. É no ambiente empresarial que todas essas qualidades se mostram úteis, afinal, ninguém estaria bem em seguir uma pessoa que está perdida.

O perfil do líder pode ser inato ou desenvolvido através de muito auto melhoramento, afinal de contas, não somos nada mais que um reflexo de nossas experiências.

Responsável não só por dar ordens, o líder deve também ser capaz de motivar e manter toda a sua equipe trabalhando em conjunto, gerindo problemas e deixando todos confortáveis.

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER

Algo que grandes empreendimentos têm em comum é a presença de um líder. A velha função de chefe está cada vez mais em desuso, especialmente, se a principal característica desse for ficar em seu escritório vociferando ordens.

Os funcionários, mais que nunca, querem ser colaboradores e não engrenagens substituíveis. Como resultado, pessoas trabalhando para chefes costumam sair muito mais rápido, pois as oportunidades de crescimento pessoal são limitadas.

Já sob o comando de um líder, os pontos fracos e fortes da equipa são sempre salientados e trabalhados a fim de garantir o máximo de produtividade no desenvolvimento das tarefas.

Ser um líder é muito mais que coordenar, é traçar um horizonte e trabalhar junto aos depois membros da empresa para alcança-lo. É, em fato, uma função inspiradora.

COMO O LÍDER PODE INSPIRAR A INOVAR

Talvez uma das maiores qualidades de um líder seja a empatia. Ver o outro como um ser humano falho e precisará de um direcionamento é fundamental e a maior diferença entre a liderança e a chefia.

Um olhar mais profundo para o que é o ser humano. Essa é a máxima que tem guiado diversos movimentos sociais e também as novas tecnologias. Mas isso é algo que o líder já está há muito familiarizado, afinal de contas, o ele deve olhar para os seus colaboradores e entende-los em seus contextos particulares.

Certamente essa nova tendência humanizadora chegaria dentro das empresas, mais especificamente dentro dos escritórios de Recursos Humanos. Mas o que exatamente está acontecendo?

  1. Os valores são compartilhados e não mais regras impostas pela empresa;
  2. Não são mais os benefícios que encantam, mas sim a experiência e oportunidades encontradas no trabalho;
  3. Ser generoso com os funcionários.

Sendo assim, podemos dizer que o primeiro passo para ter um ambiente altamente inovador é trazer o que há de mais novo no que diz respeito as relações trabalhistas. Isso porque o comportamento das novas gerações sendo incluídas no mercado de trabalho também tem mudado.

Ademais, uma cultura empresarial que preza pelo bem-estar organizacional, certamente já sai na frente das demais empresas arcaicas. Afinal, as novas tendências sociais tendem a influenciar as tendências tecnológicas que resultam diretamente em lucro – o melhor argumento para gestores.

Também podemos ver que, de certo modo não é uma pessoa, mas sim o conjunto delas, assim como a forma como elas se relacionam em suas vidas profissionais que estabelecem um clima organizacional, gerando os resultados que a empresa espera e almeja.

OS MOTIVOS DA INSPIRAÇÃO

Bons líderes se conhecem muito bem, demonstrando confiança e segurança em tudo o que faz, não existe situações ruins. Eles também são fieis aos seus preceitos, sempre dando exemplo ao ser congruente com o seu próprio discurso.

Talvez uma das características mais marcantes desses indivíduos seja a sua nobreza humilde. Existe algo que os coloca no mesmo patamar que qualquer outra pessoa, não há soberba ou egocentrismo.

Ademais, bons líderes também valorizam o diferente. Perfis ímpares se completam mais do que se anulam, saber cercar-se com a receita certa de pessoas é um dos pontos mais positivos de seu trabalho.

Há quem diga que ver o futuro também está entre as habilidades, contudo, ver o futuro é uma grande questão de visão e observação. Olhar para os arredores e vislumbrar o que está por vir!

Não é só ver, também é comunicar com um senso de particularidade único. Ele saberá se comunicar com qualquer pessoa e levar a sua ideia e a sua visão! Não só se comunicar, mas também trazer um feedback motivados para os colaboradores, estimulando-os!

Essa é a importância do líder e é por isso que muitos buscam inspiração nessas pessoas únicas e que se construíram com muito trabalho!

Quer ler mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o nosso blog e descubra como a sua empresa poderá crescer!

Deixe seu comentário