Artigo: tudo o que você precisa saber: contas a pagar e receber

O fluxo de caixa deve ser tratado como um filho para o gestor, afinal de contas, ele é a base para uma gestão empresarial realmente eficiente, claro, existem outras métricas envolvidas, contudo, iremos focar no controle como ferramenta para administração.

Planejamento financeiro, estabelecer de metas, controlar as perdas, otimizar processos… Inúmeros são os benefícios de uma gestão financeira eficiente para o seu negócio – ou o tamanho dele!

Apesar de falarmos isso com naturalidade, bem sabemos que manter uma empresa funcionando bem não é simples e muito menos acontece da noite para o dia, nesse sentido, separamos algumas informações que irão te ajudar a vencer a batalha da desorganização.

Curioso? Continue lendo esse texto e aprenda mais sobre gestão de empresas.

O QUE É O CONTROLE DE CONTAS E POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Bem, uma forma muito simples de responder essa pergunta é que o controle nada mais é que uma ferramenta de gestão para auxiliar que auxilia o gestor a manter um controle próximo das entradas e saídas de capital.

Nesse controle devem constar absolutamente TUDO referente a movimentação de dinheiro que acontece na empresa, receitas, despesas, contas a pagar, empréstimos, rendimentos, pagamento de funcionários, até mesmo a conta de internet – que se enquadra em contas a pagar.

Não é raro empresas que cometem erros bobos em suas contas. Contudo, esses erros que aparentemente não importam abrem portas para problemas que podem, em fato, desestabilizar a empresa e interromper muitas das metas que já estão traçadas.

O QUE O CONTROLE DE CONTAS FAZ PELA SUA EMPRESA

Existem inúmeros benefícios que acompanham um bom controle de contas, vamos descobrir o que são:

  1. Identificar falhas e desperdícios

Quando todas as suas contas estão em uma tabela para serem analisadas, é muito mais simples conseguir identificar onde estão os problemas que fazem com que a sua empresa não seja tão lucrativa.

É possível identificar departamentos que estão gastando demais, até mesmo, pontos cruciais para qualquer empreendimento: desperdício com o estoque! Não raro o estoque é um dos pontos de maior perda em um empreendimento, a começar por compras exageradas ou até pela falta do produto, ocasionando obsolescência (ou vencimento) ou deixar de vender respectivamente.

Ainda, é possível encontrar erros de processo que, vez a vez, vão depredando aos poucos os recursos!

Identificar esse tipo de problema não só ajuda a economizar dinheiro como também serve como vantagem estratégica, ganhando competitividade no mercado. Acredite, não são todas as empresas que gastam o tempo para se organizar dessa forma, seja uma das que fazem!

  1. Dar importância às despesas pequenas

Não tem para onde correr, toda empresa tem a síndrome de não se importar com despesas de valor irrisório. Bem, já de cara podemos identificar isso como um erro, certo?

Comprar um pouco a mais de itens de papelaria aqui, utilizar o carro da empresa alí, no fim das contas, a soma desses pequenos gastos representa um belo rombo nas finanças como um todo.

Dessa forma, todo gasto deve ser olhado de perto, não só para evitar essa situação, mas também para evitar fraudes dentro do seu negócio. Nada pior que está sendo passado para trás por alguém de dentro, não é?

  1. Ganho de disciplina

Engana-se quem pensa que manter uma empresa financeiramente controlada é fácil, exige muita disciplina, trabalho duro e até mesmo investimento. Até que todos os colaboradores estejam alinhados com as novas metodologias, irá levar um tempo.

Mas aí é que está, todo esse trabalho começa a instaurar uma nova cultura organizacional em todos os setores! Os benefícios da disciplina somente irão começar e, espera-se, que todos os setores desenvolvam mais e se organizem mais.

Existem ainda alguns benefícios pontuais que você observará em decorrência do controle de contas:

  • Clara identificação de obrigações e compromissos;
  • Capacidade de priorização de pagamentos em casos de dificuldade financeira;
  • Possibilidade de pleitear descontos com fornecedores;
  • Informações fidedignas para o fluxo de caixa;
  • Não pagar multas e juros por possíveis atrasos; dentre outros.

COMO APLICAR A MINHA EMPRESA

Em pleno século XXI, não há mais como ter um caderno de atas como principal fonte de controle de uma empresa certo? Ainda hoje, existem ferramentas computacionais que podem ser consideradas antiquadas, a exemplo do Excel (baixe nossa planilha gratuita aqui).

Apesar de podemos considerar planilhas como algo conservador frente às opções que temos hoje, o que realmente importa é conseguir controlar as contas a pagar de forma eficiente. Certamente existe aquela ferramenta que irá cair como uma luva para a sua empresa, dessa forma, é sempre válido avaliar o custo benefício de uma solução.

Outra solução, dessa vez muito mais sofisticada são os ERPs, traduzindo essa sigla, significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos empresariais. Esse é um exemplo de um poderoso software que é capaz de integrar todas as informações de uma empresa, vendas, finanças, compras, recursos humanos, logísticas, o que você pensar.

Certamente você já entendeu a ligação entre um melhor planejamento financeiro e o uso de um ERP, certo? Essa é uma sofisticada ferramenta que pode ser utilizada por quaisquer empresas de qualquer segmento e de qualquer tamanho.

Pronto para levar a sua empresa para um novo nível de organização empresarial? Leve em consideração que o controle de contas a pagar e a receber são só o começo, os benefícios que isso traz vão além de contas pagas, é possível observar até mesmo na cultura organizacional!

Para mais dicas como essa, continue acompanhando o nosso blog e aproveite o nosso conteúdo sobre gestão de empresas.

Deixe seu comentário