Como premiar funcionários?

Independente da visão, um sistema de recompensa é algo muito interessante para manter os funcionários motivados. E motivação é igual a uma maior produtividade que se converte em uma equipe mais eficiente.

Mas como executar isso de maneira eficaz e justa? Certamente não existe uma receita pronta que pode ser aplicada em todas as empresas, contudo, nós podemos te ajudar encontrar aquela que entra em sintonia como a forma que o seu negócio funciona.

Curioso? Continue lendo esse texto e vamos conversar mais sobre esse assunto!

SISTEMA DE INCENTIVO: ALGUNS TIPOS QUE PODEM SER APLICADOS

Programas de incentivo vão muito além de “dinheiro na conta”, em uma matéria da Exame foram revelados o que 8 empresas fazem para recompensar os seus funcionários pelo trabalho duro!

Uma delas, a Mahogany que é uma perfumaria que dá de presente viagens a seus funcionários! Já a AstraZeneca – uma empresa farmacêutica – tem uma abordagem padrão, oferecendo dias de folga, troféus e dinheiro.

Existem ainda outras abordagens que você pode conferir na íntegra o que essas empresas estão fazendo. Não somente, pesquise mais, você pode descobrir formas muito mais interessantes que dinheiro; aqui vão algumas ideias:

  • Viagens personalizadas;
  • Atividades inesperadas, como saltos de paraquedas, bungee jump, etc;
  • Folgas e alguns mimos como canecas, camisas ou até jantares com acompanhantes;
  • Cursos e participação em eventos; etc.

Outra dica que pode facilitar esse processo é levar a expectativa de seus funcionários em consideração na hora de definir o prêmio. Basta informar que deseja implementar esse sistema e ouvir o que eles têm a dizer.

Recompensas que estão em concordância com as expectativas dos funcionários tem uma maior probabilidade de dar certo!

ESTABELECENDO UM SISTEMA DE PREMIAÇÃO

Para estabelecer um sistema de recompensa, o primeiro passo é colocar o pé no chão. Não adianta oferecer prêmio algum se para conseguir isso o mesmo deverá alcançar uma meta completamente intangível.

Não somente, tudo deve ser completamente transparente, todos os critérios para as premiações devem estar devidamente explicados para todos. Dessa forma, todos os funcionários terão chances iguais de alcançá-los.

Nesse sentido, é recomendado que o sistema de premiação seja o mais simples possível. Afinal de contas, ninguém gosta de entrelinhas quando se está falando de recompensas, certo?

Idealmente, tudo deve ser resumido em frases simples como “bônus de 400 reais se subir 10% das vendas”. Não tem como interpretar outra coisa aqui, certo.

Outro ponto que deve ser MUITO bem observado é o cumprimento a risca desses acordos – e na data certa. Se no dia do cumprimento desses acordos eles simplesmente forem adiados, tem a possibilidade de ter o efeito contrário, desmotivando os funcionários.

Outra forma interessante de premiar os funcionários é através de surpresas! Sempre que os resultados superarem as expectativas, leve essa felicidade também a sua equipe. Fornecendo um adicional a todos ou mesmo financiando um happy hour coletivo, por exemplo.

O PARADOXO DA REMUNERAÇÃO

Muitos gestores têm como certeza que quando maior forem os salários dos funcionários, maior será a sua produtividade. Mas isso está muito longe de ser verdade, claro, esse número tem uma grande influência no fim das contas, contudo, está longe de ser o único fator decisivo. É isso que chamaremos de paradoxo da remuneração.

Os benefícios e prêmios oferecidos os funcionários operam um importante papel fidelizador, não somente fazendo com que os funcionários fiquem mais tempo na empresa, como também fazendo com que eles vistam a camisa.

Ao se sentir parte importante de um todo, um novo propósito é inserido no dia a dia do trabalhador e ele vai além do “trabalho para pagar as contas” – resposta comum pergunta por que você trabalha?

INCENTIVE O CRESCIMENTO, LOGO A PRODUTIVIDADE

Já se perguntou o que é que incentiva os indivíduos a permanecerem na sua empresa? Bem, uma pesquisa da Great Place to Work responde a sua pergunta, revelando que 44% dos trabalhadores valorizam mais as oportunidades de crescimento.

Ou seja, não basta ganhar um kit de canecas para se sentir motivado a ir para o trabalho todo dia, deve haver um propósito dentro das paredes da sua empresa!

Incentive comportamentos visionários, aqueles que tentam deixar o trabalho mais fluído e simples, mesmo que para facilitar o próprio trabalho.

Já dizia Bill Gates, fundador da Microsoft e o homem mais rico do mundo: “Eu escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho duro. Porque uma pessoa preguiçosa irá encontrar uma forma fácil de fazê-lo”.

Incentivar esse tipo de atitude através de prêmios e até mesmo promoções traz consigo ainda outros benefícios: competitividade!

Imagina só a sua empresa fervilhando de mentes pensantes, se desafiando e procurando sempre uma forma mais simples e mais direta de desempenhar suas atividades? Isso sim é uma empresa do futuro, a que valoriza o capital intelectual dos seres humanos que tem!

Certamente essa empresa por si só já sai na frente de diversas outras que utilizam as pessoas como robôs! Nesse sentido, investir em soluções que façam melhor uso das pessoas que você tem disponíveis é o melhor que você pode fazer!

Ainda, esse tipo de atitude estimula o trabalho em equipe, dessa forma, forneça também premiações para equipes que se destacam e invista naqueles happy hours que falamos anteriormente. Uma equipe unida é uma equipe produtiva!

PREMIANDO BONS COMPORTAMENTOS

A moral da história é que premiar bons comportamentos e o trabalho duro para alcançar metas já está no roll do básico que deve ser feito para manter todos motivados! Leve essa ideia para os seus funcionários e veja o que eles têm a dizer!

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa!