Elimine (de vez) os conflitos no trabalho

Elimine (de vez) os conflitos no trabalho

Quem não já viveu ou até mesmo passou por uma situação complicada e constrangedora por causa de conflitos no trabalho. Infelizmente, essas situações são mais comuns do que imaginamos.

E elas comprometem a produtividade e, consequentemente, a lucratividade de um negócio.

Uma pesquisa realizada pela ASTD Workforce Development em parceria com a Vital Smarts mensurou que 1 a cada 3 funcionários gasta aproximadamente 5 horas de trabalho semanais envolvidos com conflitos.

E manter esta atitude representa aproximadamente 12% de queda no rendimento dele (usando como padrão uma pessoa que trabalha 8 horas diárias em 5 dias na semana) – Estes números são assustadores, não é mesmo?

Então, se você está interessado em extinguir este gargalo na sua empresa, conheça 3 posições que você precisa assumir para acabar com os temidos conflitos de trabalho.

1ª posição: Atenta-se aos fatos concretos

A maioria das divergências no ambiente de trabalho acontece porque as pessoas envolvidas na questão têm opiniões diferentes.

E, quando se percebe, a animosidade já está instalada.

Mas antes de tirar uma conclusão sobre quem está certo ou errado, aprenda a ouvir.

Isso mesmo! Ouça as partes envolvidas no problema e reflita.

Se for preciso, cheque novas informações para compreender todos os lados envolvidos na situação. Assim, você estará fugindo das fofocas e também de tomar partido da situação. A sua função é apenas entender como você pode minimizar o problema priorizando la imparcialidade.

2ª posição: Procure soluções e não culpados

Se aconteceu um erro, não adianta ficar buscando um responsável.

Evite indagar sua equipe quem é o culpado pelo ocorrido.

Busque, junto com as pessoas que trabalham com você, a melhor solução para resolver o problema. Assim, você deixará de julgar para agir, evitando discussões e desavenças.

 

3ª posição: As soluções em grupo devem prevalecer

Os conhecimentos, as experiências e as opiniões de todos da equipe devem ser muito bem-vindos nas reuniões. Mas a partir do momento que uma decisão for tomada, todos devem respeitá-la e trabalhar com afinco para executar aquela ação.

Afinal, a união faz a força. É o empenho de todos que proporcionará resultados à empresa.

Mas se você perceber que algum colaborador está minando o processo em função de motivos pessoais, converse com ele. Chame-o para um diálogo franco e aberto sobre quais os motivos que estão o levando a agir dessa maneira.

E também explique a ele sobre a necessidade de as soluções em grupo serem consideradas por todos.

 

Dê um basta nos conflitos

Os conflitos de trabalho são sempre desagradáveis, além de prejudicarem a produtividade dos funcionários e ainda interferirem no faturamento do negócio.

Mas se você adotar essas 3 posições à frente da sua equipe, a sua chance de reduzir os conflitos de trabalho na sua empresa são grandes.

Então, se esforce ao máximo para manter o ambiente do seu empreendimento em harmonia para também torná-lo produtivo.

E se você gostou deste artigo e quer continuar aprendendo como extrair todo o potencial da sua equipe, leia também o artigo 3 maneiras (infalíveis) de estimular o trabalho em equipe.

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