Perguntas frequentes

Como inutilizar um número de nota fiscal?

R= Basta ir em: MENU > FATURAMENTO > INUTILIZAÇÃO DE NFE. Clicar em “Incluir” > Preencher as informações de n° da faixa inicial e final que deseja inutilizar > preencher a empresa, o modelo e a série da nfe > escrever uma justificativa de no mínimo 15 caracteres, sem caracteres especiais > clicar em “confirmar inutilização”.

Quando faço uma nota fiscal complementar, quais campos devo preencher?

R= É necessário preencher apenas os campos dos impostos que não foram destacados na nota fiscal eletrônica, assim como os totalizadores na parte inferior da página.

Quando faço uma nota fiscal complementar, quais campos não devo preencher?

R= Não é necessário destacar novamente impostos já cobrados na nota fiscal eletrônica. Por exemplo: a nota fiscal complementar é de ICMS, portanto, irei apenas preencher os campos de ICMS, ignorando impostos antes cobrados, que podem ser IPI, PIS, COFINS, entre outros. Também não é necessário destacar novamente quantidades de produto e/ou preço unitário de produto, se não são estas questões à serem complementados.

É possível emitir mais de uma carta de correção?

R= Sim, é possível, porém, o SEFAZ vincula apenas a ultima carta de correção enviada na nota fiscal, e, por este motivo, caso já exista uma carta de correção emitida anteriormente no momento da inclusão de uma carta de correção, o sistema copia as informações de todas as cartas de correções enviadas anteriormente para a nova.

O botão de importar arquivos XML não está aparecendo na tela FATURAMENTO - FATURAMENTO DE PEDIDOS, o que fazer?

R= A função de importar arquivos XML no módulo de faturamento é uma diretiva de segurança, para que esta função seja desbloqueada, é necessário ir em: OPÇÕES > USUÁRIOS > GRUPOS DE SEGURANÇA > FATURAMENTO > FATURAMENTO DE PEDIDOS, e marcar a opção “Visualiza botão Leitura NFE”.

Como faço para que o meu parceiro receba a nota fiscal em seu e-mail?

R= Para que o parceiro receba a nota fiscal em seu e-mail automaticamente, é necessário haver um CONTATO cadastrado como NFE em: PARCEIROS > PERMANENTES > ABA “CONTATOS”.

Cancelei a nota fiscal do pedido e o status do orçamento ficou como "150 - Faturado Parcialmente", está correto?

R= Quando a nota fiscal de um pedido é cancelada, o orçamento volta para o status “150 – Faturado parcialmente”, desta forma, permitindo que seja possível a importação novamente para o faturamento e uma nova emissão de nota fiscal, se for o caso. Caso o pedido não seja mais continuado, necessário cancelar o orçamento também, ou finalizá-lo, para que o mesmo não fique em aberto.

Preciso usar uma CFOP que não está cadastrada no sistema, como prosseguir?

R= É possível cadastrar novas CFOP’s em: FATURAMENTO > CADASTROS AUXILIARES > NATUREZA DE OPERAÇÕES.

Utilizo o windows 10 e o meu sistema fecha ao realizar processos no módulo de faturamento como por exemplo - abrir a tela de faturamento - emissão de duplicatas e bloquetos, realizar a checagem da NFE, entre outros, o que fazer?

R= Ao logar no sistema, antes de abrir qualquer tela, acesse o gerenciador de tarefas do seu computador > localize o hermes > clique com o botão direito > selecione a opção “ir para detalhes” > em detalhes, CLICAR EM “ANALISAR CADEIA DE ESPERA” > encontrar o processo splwow64.exe e finaliza-lo.

Não consigo adicionar parcelas ao meu pedido de faturamento

R= Limpe o campo “Condição Pagto”, e tente adicionar novamente as parcelas.

Irei faturar a nota fiscal para uma empresa, porém, irei movimentar o estoque de outra empresa, como faço no sistema?

R= No seu pedido de orçamento/faturamento/pcp/compras/expedição, marcar o campo “empresa” com o código da empresa emitente e o “código almoxarifado” com o código da emrpesa que irá movimentar o produto. O campo “codigo almoxarifado” é encontrado no campo superior da tela, no caso do PCP ou Expedição, e na aba de “transportador” nos casos do pedido de compras/orçamento/faturamento.

Rejeição: Total do FCP ST difere do somatório dos itens

Verificar o campo de “% Fun P UF Dest”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens

Verificar as informações descritas nos campos “%ICMS” e “Sit. Tributária” com a sua contabilidade. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Comercialização e Quantidade Comercial

O erro ocorre devido ao arredondamento do campo de valor unitário para o XML, como padrão, é possível haver no máximo 4 casas depois da vírgula. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Não informado Grupo de ICMS para UF de destino.

Verificar o campo de “ICM Interno”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: Código de Situação Tributária do IPI incompatível com o Código de Enquadramento Legal do IPI

Verificar o campo “Cod Sit Trib IPI”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: CFOP de devolução de mercadoria para NFe que não tem finalidade de devolução de mercadoria

Ir em: Faturamento > Faturamento de Pedidos NF > Aba Condição de Pagamento e alterar a condição de pagamento para “Devolução”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: Assinatura difere do calculado

Ir em: PARCEIROS > PERMANENTES > ABA “CONTATOS” e verificar se o contato NFE do parceiro contém algum espaço em branco antes ou depois do e-mail. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte

Verificar o campo “CSOSN”. Necessário entrar em contato com a contabilidade para melhores aconselhamentos de como prosseguir com o pedido. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: NF-e de devolução não possui documento fiscal referenciado.

Informar a chave de acesso em: Faturamento > Faturamento de Pedido > Observações > N NF REFERENCIA. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: Pedido de Cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e

Busque a chave de acesso da nota fiscal no site do sefaz (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx), verifique se os documentos de CT-E ou MDF-E vinculados à nota foram cancelados. Caso estes documentos tenham sido cancelados a poucos minutos, aguarde 20 minutos e tente cancelar novamente. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: NF-e sem grupo do PIS

Preencher o campo “COD TRIB PIS”. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização para NF-e não emitida em contingência

Verificar o fuso horário preenchido em: OPÇÕES > PARÂMETROS > ” Formato de Fuso Horário (Padrão “-03:00” | Horário de Verão “-02:00”) “. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: Informado NCM inexistente

Verificar se o NCM informado no produto está cadastrado em: PRODUTOS > CADASTROS AUXILIARES > TABELA DE CEST (NCM). Se o erro persistir, verifique se o mesmo código de NCM encontra-se válido para uso. Caso esteja e mesmo assim a rejeição persistir, entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: Alíquota interestadual do ICMS incompatível com as UF envolvidas na operação

Verificar a aliquota informada no campo “%ICMS” e se a mesma está de acordo com o estado que se destina a nota fiscal. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: Operação com Exterior e Código País destinatário é 1058 (Brasil) ou não informado

Verificar o país cadastrado no parceiro em: PARCEIROS > PERMANENTES, inserir o nome do país novamente caso necessário. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Rejeição: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento

Verificar o fuso horário preenchido em: OPÇÕES > PARÂMETROS > ” Formato de Fuso Horário (Padrão “-03:00” | Horário de Verão “-02:00”) “. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Uma nota fiscal emitida retornou a seguinte mensagem "Uso Denegado: Irregularidade fiscal do destinatário", e eu não consigo fazer a liberação do pedido para uma nova emissão, o que fazer?

R= Quando o retorno de uma nota fiscal é “Uso Denegado: Irregularidade fiscal do destinatário” significa que o parceiro se encontra com alguma irregularidade fiscal juntamente no SEFAZ, é necessário entrar em contato com o parceiro para verificar as informações. Neste caso, o pedido é automaticamente cancelado e para dar continuidade no mesmo é necessário refazer o processo de vendas desde o início.

Uma nota fiscal emitida retornou a seguinte mensagem "Uso Denegado: Irregularidade fiscal do destinatário", e eu não consigo fazer a liberação do pedido para uma nova emissão, o que fazer?

R= Quando o retorno de uma nota fiscal é “Uso Denegado: Irregularidade fiscal do destinatário” significa que o parceiro se encontra com alguma irregularidade fiscal juntamente no SEFAZ, é necessário entrar em contato com o parceiro para verificar as informações. Neste caso, o pedido é automaticamente cancelado e para dar continuidade no mesmo é necessário refazer o processo de vendas desde o início.

Onde meu xml foi salvo?

R= Os arquivos são salvos na pasta parametrizada em: CONTABILIDADE > SELEÇÃO DE EMPRESAS > ABA “INFORMAÇÕES PARA NFE” > CAMPO “CAMINHO DO ARQUIVO XML”.

Meu parceiro não aparece na lista para utilizá-lo num pedido de compras, o que fazer?

R= Para que o parceiro apareça para ser utilizado no módulo de compras, é necessário que o mesmo esteja marcado como “fornecedor” em: PARCEIROS > PERMANENTES > “TIPOS DO PARCEIRO: FORNECEDOR”.

Como cadastrar um almoxarifado no sistema?

R= Primeiramente, verificar se o parâmetro “Utiliza Armazem Logistico” está ativo. Após isso ir em: PARCEIROS > PERMANENTES, realizar a criação de um novo registro, marcando em “tipo de parceiro” como “armazém logístico” e na aba “DADOS COMERCIAS > DADOS GERAIS” preencher o campo “FILIAL” com o código definido para o almoxarifado.

Como faço para tornar meu usuário gerente?

Ir em: PARCEIROS > CADASTROS AUXILIARES > REPRESENTANTES. Criar um representante, e na aba de “Dados/ Representação” ativar a flag “É gerente/Supervisor de vendas?”. Após este processo ir em: OPÇÕES > USUÁRIOS > MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS > ABA “INFORMAÇÕES ADICIONAIS” e vincular o representante gerente, criado anteriormente, no campo “Representante”.

Quantos caracteres pode ter o campo de razão social do parceiro?

R= Até 60 caracteres.

O estoque demonstrado no produto não condiz com o total da movimentação do produto, o que fazer?

R= Com todas as telas do sistema fechadas, ir em: PRODUTOS > CRITICA DE PRODUTO/ESTOQUE > CRITICA LÓGICA DE ESTOQUE, esperar até que a rotina seja efetuada, se o erro persistir entrar em contato com o suporte.

Um dos campos da linha de produto ficou desabilitado para edição ou sumiu, o que fazer?

R= Ir em: MENU > ? > RETORNAR PADRÕES DE GRADES.

Quantos caracteres pode ter o meu campo de descrição de produto?

R= Até 60 caracteres.

Não encontro o cadastro de um produto no sistema, mesmo que o codigo esteja certo.

R= Neste caso, a flag de “Cadastro Válido” pode estar desativada. Desative a flag “Consultar somente os Cadastros de produtos ou serviços válidos” e tente procurar novamente. Se o erro persistir, entre em contato com o suporte.

O que significa um lote/pedido marcado como "Estoque Exclusivo"?

R= Significa que o lote em questão só poderá ser utilizado para aquele parceiro em específico do pedido.

Preciso usar um TIPO DE PEDIDO que não está cadastrado no sistema, como prosseguir?

R= É possível cadastrar novos tipos de pedido em: ORÇAMENTOS > CADASTROS AUXILIARES > TIPOS DE OPERAÇÕES.

Outro usuário consegue visualizar um orçamento, e eu não, como resolver?

Questões que podem influenciar neste caso: 1- O usuário não ter acesso à empresa onde o orçamento foi criado, verificar em: OPÇÕES > USUÁRIOS > MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS > CAMPO “CÓDIGO DE EMPRESAS PERMITINDO ACESSO”, se não houver nenhuma flag ativa, significa que o usuário tem acesso a todas as empresas. 2- Diretiva de segurança “Permite visualizar orçamentos de outros vendedores” desativa em: OPÇÕES > USUÁRIOS > GRUPOS DE SEGURANÇA > ORÇAMENTOS > PROPOSTAS E ORÇAMENTOS. Caso o erro persista, favor entrar em contato telefônico com o suporte.

Estou procurando uma nota fiscal que já foi importada para o livro fiscal, em CONTABILIDADE - FISCAL - LANÇAMENTO DE N. FISCAIS mas não estou encontrando, o que fazer?

R= Verifique se o ano contábil ativo no sistema é o mesmo em que a nota foi emitida, caso não seja, basta ir em: CONTABILIDADE > SELEÇÃO DE EMPRESAS > ANO CONTABIL ATIVO e alterar para o ano em que a nota foi emitida.

Minha empresa atualizou o certificado, como alterar no sistema?

R= Basta ir em: CONTABILIDADE > SELEÇÃO DE EMPRESAS > INFORMAÇÕES PARA NFE. Primeiro clique em EDITAR > BOTÃO “LIMPAR” > BOTÃO “EFETUAR LEITURA DE CERTIFICADO DIGITAL” > INSIRA A SENHA > SALVAR.

Toda vez que entro no sistema, o ano contábil ativo está errado, por quê? E como alterar?

R= O ano contábil ativo é definido no parâmetro “Exercicio Contábil Atual (yyyy)” em: OPÇÕES > ALTERAÇÕES DE CONTROLES.

O valor demonstrado no meu relatório de movimentação bancária não é o correto, ou é diferente do valor real dos saldos, o que fazer?

R= Vá em: CONTABILIDADE > CADASTROS AUXILIARES > ACERTO DE SALDOS e clique em “CONCILIAÇÃO DE SALDOS”, após este processo, emita o relatório novamente, caso o erro persista, entre em contato com o suporte.

Ao realizar a baixa de um lançamento financeiro, não apareceu a opção "efetua lançamento bancário?"

R= Para que apareça a opção de “efetua lançamento bancário?” na baixa de um lançamento financeiro, é necessário que o campo “banco” esteja preenchido em: FINANCEIRO > FINANCEIRO > LANÇAMENTOS – GERAL > aba “DADOS COMPLEMENTARES” > campo “BANCO”.

Estou realizando a leitura de um arquivo de retorno de cobrança, porém, não está aparecendo nenhum título

R= Desative a flag “Visualizar apenas registros com número de documento”.

O lote que quero selecionar, não aparece na lista de lotes disponíveis para separação na minha expedição.

R= Verifique se o código da empresa em que o lote está alocado é o mesmo da expedição e se o mesmo possui quantidade disponível para separação em: PRODUTOS > PRODUTOS E SERVIÇOS > ABA “LOTES”.

Ao criar um usuário novo, o mesmo não funciona com os dados de login inseridos em seu cadastro.

R= Para a criação de um usuário novo, certifique-se que: há um grupo de segurança (apenas um) vinculado ao usuário em OPÇÕES > USUÁRIOS > MANUTENÇÃO DE USUÁRIOS, este grupo de segurança não está com acesso negado em: OPÇÕES > USUARÍOS > GRUPOS DE SEGURANÇA > APLICAÇÃO, o usuário está com a flag de “ativo” marcada em seu cadastro e que não foi cadastrada nenhuma senha neste usuário, pois, a senha deve ser cadastrada no primeiro login de acesso.

Quantos caracteres pode ter o meu nome de grupo de segurança?

R= Até 20 caracteres.

Por que não consigo alterar o campo "preço de custo" da minha ordem de produção?

R= O “Preço de Custo” é calculado automaticamente pelo sistema, considerando a regra determinada no seguinte parâmetro: “Custo Manuf. Padrão: 1-C/IPI s/ICM 2-Mat.Prima 3-Fora Impostos 4-C/IPI Cred/ICMS (1/2/3/4)”.

Como realizar um backup do sistema?

R= Para realizar um backup do sistema, basta ir em: OPÇÕES > CÓPIA DE SEGURANÇA > CÓPIA DE SEGURANÇA.