Mindset: A importância da configuração de mente numa carreira de sucesso

O quão importante é entender o seu mindset? E como ele pode influenciar sua carreira profissional? 

“O nosso mindset, a nossa forma de pensar, diz tudo sobre os nossos resultados”.  Lucas Correia

O que é, e o que significa Mindset?

Mindset é uma palavra popular que pode ser definida como “configuração de mente” ou métodos de pensamentos, análises, características de comportamento, entre outras detalhes que fundamentam a “configuração de mente”.

Como toda “configuração”, é possível fazer alterações que influenciem totalmente no comportamento e na raiz da configuração de sua mente, por isso esse assunto cresce muito em relevância e acaba sendo bem visto para quem se atenta à psicologia mental.

Neste artigo, vamos trazer um pouco sobre o assunto, e o quanto ele pode ser importante para quem busca melhorar suas habilidades de decisão e liderança dentro de um contexto corporativo.

Pioneira nas pesquisas de Mindset

A pessoa pioneira nesse assunto é Carol Dweck, uma pesquisadora norte-americana. Trabalhando em pesquisas de desenvolvimento pessoal em busca de aperfeiçoar a motivação e personalidade. Suas pesquisas foram realizadas na Universidade de Stanford, quando começou a mapear e configurar o mapa mental humano.

Ela identificou grupos distintos de mindset. São eles: o mindset fixo e o expansivo. No mindset fixo, a pessoa acredita que suas características e aptidões são enraizadas em sí, e por isso mesmo, sem possibilidade de ser mudada. Já no segundo grupo, a pessoa acredita que pode construir as próprias habilidades e configurar sua mente, formatando a sua personalidade de acordo com seus objetivos.

Qual o melhor modelo de Mindset?

Mais importante do que apontar uma direção de mente certa ou errada é obter total controle de sua configuração e permitir que extraia o melhor de si, seja para qual objetivo for.

Não podemos rotular qual mindset é melhor. Pois cada configuração possui pontos positivos e negativos, depende muito do “estilo” de configuração que te agrada, o objetivo que quer alcançar, e do quanto você vai se preparar para alcançar os ideais pessoais que todos nós temos por natureza.

Dentro do mundo de negócios não é diferente. O quanto você se prepara para o sucesso, está muito ligado ao quanto você configura sua mente para tal. O poder do Mindset é notório quando muito bem tratado e levado a sério, para quem busca sucesso no mercado de trabalho. Para isso há alguns tipos de configurações que são fundamentais na busca por uma carreira de sucesso.

Como levar a cultura do Mindset expansivo para sua equipe?

Criar estímulos para trazer a importância do assunto à sua equipe é algo extremamente importante. O primeiro passo para despertar a atenção e fazer com que sua equipe entenda o quanto isso pode ser produtivo e poderoso para eles.

Existem várias maneiras de se estimular o assunto mindset, entre eles estão palestras, livros, workshops, podcasts entre outros métodos de consumo de conteúdo. É importante ressaltar que todo gestor carrega consigo credibilidade, por isso, pode ser importante que o gestor seja o porta voz para o despertar deste assunto.

Trabalhar em cima dos “bons frutos” que isso pode trazer a eles, pode ser uma boa arma. Sabemos que uma equipe que se preocupa e trabalha para melhorar sua produção, naturalmente encontrará o caminho do sucesso. Quando uma equipe busca os mesmo objetivos em sintonia, isso torna-se ainda mais forte.

Artigos que podem ser úteis para você: Como premiar funcionários? | A importância do fluxo de caixa!

Siga também as redes sociais da Khan;

 

 

Acesse a página do ERP Khan:
www.khan.com.br/erp